CASTELO BRANCO: Novas exposições no Museu do Canteiro

‘Antes da luz…’ e ‘Figuras e Figurado’.

CASTELO BRANCO: Novas exposições no Museu do Canteiro

São estas as duas novas exposições que abriram portas no Museu do Canteiro, em Alcains, concelho de Castelo Branco, no passado dia 17 de julho.
Como descreve a autarquia albicastrense em nota enviada à comunicação social, a exposição ‘Figuras e Figurado’ conta com trabalhos de conhecidos barristas de Barcelos e de Estremoz e revela-nos o que de melhor há na arte popular portuguesa, constituindo uma das maiores produções tradicionais de Portugal e distinguindo-se sobretudo pelas suas características únicas, nas formas, nas cores e nas temáticas abordadas.
Já a exposição ‘Antes da luz…’, dá-nos uma perspetiva histórica do processo de iluminação e está dividida em duas coleções: Coleção de Candeias e Coleção de Ferros de Engomar a Carvão.
Estas são duas mostra consideradas “muito diferentes, não só pelas várias técnicas e materiais usadas, mas pela própria diversidade dos artistas. Precisamente por isso, tenho a certeza que se trata de uma boa aposta da autarquia, já que são obras que nos facultam o acesso a um património com uma identidade própria”, assume José Augusto Alves, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco.
A coleção ‘Antes da luz…’ estará em exibição até ao dia 25 de outubro de 2021. Já a exposição ‘Figuras e Figurado’, pode ser vista até 5 de setembro de 2021.

Partilhar: