CASTELO BRANCO: “PONTOS.PT” patente a partir de dia 27

Colchas em Bordado de Castelo Branco e tapeçarias de Portalegre em exibição até dia 13 de junho.

 CASTELO BRANCO: “PONTOS.PT” patente a partir de dia 27

O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB) vai ter patente ao público, a partir de dia 27 de abril e até dia 13 de junho, a exposição que reúne colchas em Bordado de Castelo Branco e as Tapeçarias de Portalegre.
A iniciativa é, de acordo com a Câmara Municipal de Castelo Branco, de carácter Transfronteiriço pois, para além dos dois municípios conta também com a parceria da Universidade de Salamanca, onde a mostra foi já apresentada “com grande sucesso”, sobretudo tendo em conta as restrições impostas pela pandemia, relembra a edilidade em nota enviada à comunicação social.
Assim, a exposição “Pontos.pt” apresenta uma evolução histórica do Bordado de Castelo Branco desde a sua produção no século XVII à atualidade. Caracterizadas pela intensa policromia e luminosidade conferidas pelos fios de seda e pela sua base em linho cru, foi certificado em 2018 pela Comissão para a Certificação de Produções Artesanais Tradicionais.
José Augusto Alves, presidente da autarquia albicastrense, destaca a importância e a tradição das colchas com “desenhos bordados com fio de seda natural que existem desde do século XVI. São verdadeiros tesouros que nos orgulhamos de ter nesta exposição”, refere, realçando ainda que “a tapeçaria de Portalegre é mais uma forma de arte belíssima que vem engradecer em muito esta exposição”.
Esta amostra apresenta em diálogo colchas de Castelo Branco e Tapeçarias de Portalegre, tipologias manuais da arte do bordado e da tecelagem. Ambas se afirmam como expressão identitária da sua região e do País no Mundo, lê-se igualmente da referida nota.
Integrada no projeto REDES1234.con, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa INTERREG V-A España-Portugal 2014-2020, a exposição é comissariada por Ana Pires e Vera Fino, constituindo um projeto que fortalece laços de cooperação entre os dois municípios, mas também com Espanha, consolidando redes e parcerias existentes.

Partilhar: