CASTELO BRANCO: Pousada da Juventude preparada para receber doentes Covid-19

Governo cria Estruturas de Apoio de Retaguarda. Na região centro haverá capacidade para 401 camas. a nível nacional será de 2 500.

CASTELO BRANCO: Pousada da Juventude preparada para receber doentes Covid-19

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita esteve esta sexta-feira em Castelo Branco para presidir à cerimónia de assinatura do protocolo entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a MOVIJOVEM - Mobilidade Juvenil, para o funcionamento de cinco Estruturas de Apoio de Retaguarda (EAR) em pousadas da juventude, incluindo em Castelo Branco. Estas estruturas têm capacidade para acolher 2 500 doentes covid que já não carecem de internamento hospitalar” mas que não estão em condições de regressar a casa ou aos lares, explicou o ministro aos jornalistas. Assim “libertam-se camas nos hospitais”, adiantou.
José Augusto Alves presidente da câmara albicastrense mostrou-se totalmente disponível para apoiar no que for necessário para o bom funcionamento desta estrutura que vai dar apoio a todo o Distrito pois “entendemos que se todos conseguirmos ajudar um pouco, no final conseguiremos cumprir, e mesmo superar esta pandemia”, disse.
Na região centro há 401 camas em EAR. A de Castelo Branco é composta por 30 camas, estando também vocacionada para idosos de lares que não possam ficar nas instituições onde haja surtos.
João Paulo Rebelo (secretário de Estado da Juventude e Desporto) aproveitou a ocasião para lembrar que na região centro a capacidade de resposta destas estruturas ainda está longe de estar saturada pois na região centro, por enquanto, estão ocupadas 43, disse, desejando que na cidade albicastrense esta ERA “não seja necessária”.

Partilhar: