CASTELO BRANCO: ULSCB lembra Dia Internacional do Enfermeiro

Efeméride assinala-se a 12 de maio.

CASTELO BRANCO: ULSCB lembra Dia Internacional do Enfermeiro

Assinala-se no próximo dia 12 de maio o Dia Internacional do Enfermeiro e este ano as comemorações assentam no tema “Enfermagem: Uma Voz para Liderar – Investimento na Enfermagem e Respeito pelos seus Direitos Garantindo a Saúde Global”.
A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) lembra esta efeméride e reporta palavras do Enfermeiro Diretor da ULSCB, Carlos Almeida, que se refere ao tema deste ano dizendo que “reforça as expetativas dos enfermeiros e das enfermeiras, ou seja, num momento histórico de luta pelo reconhecimento efetivo da enfermagem em Portugal, a escolha deste tema motiva-nos a trabalhar de forma ativa pela aprovação das condições de exercício profissional. Falar de salário, da consagração do descanso digno, reconhecimento e condições de desenvolvimento de competências específicas adquiridas é falar de expetativas que precisam ser respeitadas. Investir na enfermagem é garantir a qualidade dos serviços de saúde e melhorar o acesso da população à saúde”, declarou.
“Os enfermeiros e as enfermeiras sofreram tremendamente ao longo de toda a pandemia. Foram desnecessariamente expostos ao vírus, enfrentaram ataques do público, sofreram com jornadas de trabalho extremas e continuam a não ser reconhecidos e a serem subvalorizados. Os estudos para o Dia Internacional de Enfermagem formam um retrato do trabalho incrível da enfermagem e o tema para 2022 continua a promover o seu trabalho, lutar pelos direitos destes profissionais, por um ambiente de trabalho seguro, salários dignos e a sua inclusão nas tomadas de decisões”, declarou Carlos Almeida.
De referir que esta data é comemorada a 12 de maio, aniversário do nascimento de Florence Nightingale.

Partilhar: