Centro Social aumenta camas no Lar da Casa da Poesia

Creche e pré-escolar com mais crianças em 2021... Apesar da situação de incerteza que se vive por causa da pandemia da Covid-19, o Centro Social S. Nuno de Santa Maria (CSSNSM) de Cernache do Bonjardim vai aumentar a capacidade do Lar Residencial Casa da Poesia.

Centro Social aumenta camas no Lar da Casa da Poesia

Serão assim criadas mais 19 camas, num investimento orçado em 860 mil euros, conforme explicou aos sócios, durante a Assembleia Geral (AG) do passado sábado, 21 de novembro, o presidente da Instituição, Joaquim Patrício, que acredita que os momentos de crise são propícios para fazer investimentos. “Às vezes os investimentos devem ser feitos nas alturas mais difíceis e este faz parte da nossa estratégia para reduzir o nosso financiamento bancário a longo prazo, porque a curto prazo já temos vindo a implementar outras estratégias”, explicou.

O centro vai candidatar a obra ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) e para que isso aconteça terá de ser levantada a hipoteca do edifício da Casa da Poesia. “Vão ser agrupados os vários empréstimos que a instituição tem e constituir apenas um e ao mesmo tempo fazer o alargar do prazo de pagamento do mesmo”, disse.

Nesta AG, Joaquim Patrício presidente da Instituição informou ainda os sócios de que no início do próximo ano a valência de creche e pré-escolar irá atingir as 121 crianças, o número mais elevado dos últimos 12 anos.

Joaquim Patrício reconheceu que “este número é fruto de um trabalho de longo prazo que a instituição tem vindo a fazer mas gostaria que outras instituições pudessem ajudar neste esforço, nomeadamente uma ação concertada dos vários atores municipais, onde se inclui o município, a junta de freguesia, as instituições e a população", apelou. Neste momento 98 crianças que se encontram na instituição são apoiadas pelo Instituto da Segurança Social. As restantes, os pais e encarregados de educação, pagam uma mensalidade baixa para a qualidade do serviço que ali é prestado e é neste aspeto que, no seu entender, a autarquia poderia apoiar, salvaguardando que “não gostaria que o município desse subsídios apenas por dar. Se queremos ter crianças no nosso concelho tem de se apoiar as famílias no início da sua construção familiar”.

De recordar que esta instituição trabalha com as valências de Creche e Pré-Escolar, Centro de Dia, Serviço de Apoio ao Domicilio, Lar e Unidade de Cuidados Continuados Integrados.

Partilhar: