CERNACHE DO BONJARDIM: Alunos de mecatrónica automóvel com aula ao vivo

Manuel Gião, padrinho do curso, passou a manhã de ontem no IVS.

CERNACHE DO BONJARDIM: Alunos de mecatrónica automóvel com aula ao vivo

O piloto de automóveis, Manuel Gião, esteve na manhã de ontem, 10 de novembro, no Instituto Vaz Serra (IVS), onde é padrinho do Curso de Mecatrónica Automóvel. Com ele trouxe o camião que serve de oficina quando está em competição e satisfez todas as questões dos alunos do referido curso, como as de David André que, no final, à Rádio Condestável, confessou que a visita do campeão do Troféu KIA GT Cup (mais recente prémio do piloto, alcançado em Espanha) foi “fixe e diferente. Aprendemos várias coisas”, disse, não deixando dúvidas que “quero uma vida como a do Manuel Gião”, disse.
O ensino profissional é uma aposta desta escola e Sónia Gama, da direção do IVS destacou o entusiamo “não só dos alunos de mecatrónica como da escola toda”, muito por verem “um carro de competição que acabou de ganhar uma prova internacional”, testemunhou. Esta atividade foi, no seu entender, importante “muito para que os nossos alunos possam perceber como podem, depois, aplicar estes conhecimentos no curso e ficarem mais motivados para aprenderem e depois trabalharem neste tipo de empresas”, disse, acrescentando que é também objetivo “sentirem-se motivados com o curso. O Manuel Gião é uma peça importante para isso”.
Este tipo de experiências vai continuar a acontecer, estando mesmo já agendada uma visita à Escola Superior de Tecnologia do IPT, em Abrantes, para conhecer todos os espaços ligados a este setor, deu ainda conta Sónia Gama.
Atendendo à especificidade desta formação, Cernache do Bonjardim poderá absorver muitos alunos. Presente neste encontro, Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã destacou “a importância desta área para Cernache do Bonjardim. O setor do automóvel é estratégico, já cria muitos empregos na Vila e é importante que continuemos a valorizar e a dinamizar este setor”, disse. Quanto ao curso, o autarca sente que vem “criar mais know-how” e a parceria com o Manuel Gião é “excelente” pois “é uma pessoa da área, tem competências na mesma, muita visibilidade e parece-me que estamos no bom caminho”, sustentou.
Assim, ao longo da manhã, o piloto explicou todos os segredos para se ser um piloto de sucesso, sendo importante ter o apoio de uma equipa competente, como é o seu caso. Só assim se pode alcançar o sucesso. Estar perante os alunos fê-lo recordar o seu tempo de estudante em que “o que mais gostava era de ver as coisas ao vivo e de ter contacto com este tipo de situações”, por isso considerou esta iniciativa “importante”. O objetivo é que “eles vão para casa a pensar que a mecânica é algo interessante”, disse, confessando-se “realizado por ter proporcionado esta explicação aos alunos”.
A empresa MG Competição já está sedeada na Sertã e dentro em breve estará a dar apoio a outras equipas bem como a correr com a sua própria equipa. Já integra dois colaboradores do concelho e outros se poderão seguir, deu conta Manuel Gião.

Artigos Relacionados

Partilhar: