CERNACHE DO BONJARDIM: Aposta no peixe do rio para dinamizar a economia local

Festival gastronómico arranca este fim-de-semana. De 27 a 29 de maio há mais.

CERNACHE DO BONJARDIM: Aposta no peixe do rio para dinamizar a economia local

Os próximos dois fins-de-semana em Cernache do Bonjardim vão ser dedicados ao peixe do rio com a realização do primeiro festival gastronómico nos restaurantes aderentes. Mas este festival é mais do que uma festa, “é economia. Estamos a fazer uma iniciativa no sentido de dinamizarmos a economia local”, como referiu Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, ontem, 18 de maio, na conferência de imprensa de apresentação oficial deste evento gastronómico. Além da economia que gera, e atendendo ao mundo globalizado que está implementado, o que é local ganha outra escala, sublinhou Carlos Miranda:

Trata-se de aplicar aqui a chamada economia circular. Aproveitando este ativo das águas do Zêzere pode-se valorizar uma mão cheia de outros produtos, diminuindo, ao mesmo tempo, a nossa pegada ecológica, disse ainda o autarca:

Carlos Miranda deixou também dois desafios, um aos responsáveis pelos restaurantes aderentes a esta iniciativa para “usarem, não só o peixe do rio, mas também outros produtos locais, de Cernache e da Sertã como vinhos, frutas, hortícolas, azeite e mel, entre outros. Se estivermos a usar produtos locais na confeção dos nossos pratos estaremos também a dinamizar a nossa economia e a valorizar os nossos pratos”, disse o edil.

Quanto ao outro desafio, dirigiu-o aos produtores locais para "que se associem aos restaurantes locais para trabalhar em conjunto", disse, ciente do potencial no domínio agrícola deste território. "Temos que ajudar a fazer renascer o setor agrícola em Cernache e temos aqui um mercado de proximidade que pode ajudar a escoar esses produtos", sustentou, desejando que o peixe do rio comece a fazer parte das ementas dos restaurantes, ao longo do ano. Esse seria outro verdadeiro êxito deste festival.
Quanto a Maria João Ribeiro, presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, disse acreditar que este pode ser mais um forte potencial de promoção turística para este território, combatendo assim a sazonalidade que se verifica atualmente. A autarca voltou a frisar que o êxito desta iniciativa está nas mãos de cada um e por isso apelou à comunidade para fazer parte deste festival:


A iniciativa é promovida pelo Município da Sertã e pela União de Freguesias local, e decorrerá em dez restaurantes aderentes, localizados na União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais (UFCBNP), que terão nas suas ementas diversas iguarias que apresentam o peixe do rio como principal ingrediente.
Paralelamente terão lugar diversas atividades lúdicas e desportivas, bem como um Showcooking.

Artigos Relacionados

Partilhar: