CERNACHE DO BONJARDIM: Autarcas reforçam desejo de consolidar turismo religioso

Figura de S. Nuno continua a ser o mote, 12 anos depois da sua canonização.

CERNACHE DO BONJARDIM: Autarcas reforçam desejo de consolidar turismo religioso

Há 12 anos, no dia 26 de abril de 2009, o papa Bento XVI canonizava, na praça de S. Pedro, em Roma, D. Nuno Álvares Pereira, a partir desse momento, S. Nuno de Santa Maria. Ontem, apesar das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, foi dia grande em Cernache do Bonjardim, com a realização de uma missa e com uma romagem ao local onde nasceu este santo. Aí, José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã e Filomena Bernardo, presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais (UFCBNP) depositaram uma coroa de flores em frente ao nicho edificado.
As celebrações de ontem revestiram-se de um simbolismo muito grande e cimentaram a fé neste símbolo maior para o concelho.
No entender de Filomena Bernardo, a importância de S. Nuno tem que, definitivamente, ser aproveitada em prol do turismo religioso pois, “nunca conseguimos aproveitar esta oportunidade da canonização", reconheceu, defendendo que "temos que aproveitar este turismo religioso” e reforçando que gostaria de ver nascer nesta vila um santuário. Este seria apenas um passo, entre outros a dar, como por exemplo “juntar aos Caminhos de Fátima os de S. Nuno” e neste aspeto, a autarca considera que “a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo poderia dar uma grande ajuda”.
Paralelamente ao trabalho que tem de ser feito com esta CIM, está quase pronto um protocolo entre o Seminário das Missões, a Câmara Municipal da Sertã e a UFSBNP. “Vamos organizar um compromisso para uma colaboração”, explicou José Farinha Nunes. A ideia é criar um museu e ajudar a manter as instalações do Seminário das Missões. “Será bom para toda a comunidade e em termos de turismo religioso será importante”, disse, reconhecendo igualmente que “é uma potencialidade que temos aqui e que não temos aproveitado”.

Partilhar: