CERNACHE DO BONJARDIM: Direção da ACZP foi reconduzida

Apenas por mais um ano.

CERNACHE DO BONJARDIM: Direção da ACZP foi reconduzida

A Associação de Caçadores da Zona do Pinhal (ACZP), com sede em Cernache do Bonjardim reuniu em Assembleia Geral (AG) no passado domingo, dia 30 de maio, na sua sede. Em cima da mesa esteve a apresentação e aprovação do relatório e contas da época cinegética 2020/2021 e a eleição dos corpos gerentes para o biénio 2021/2022.
Se no primeiro ponto a situação financeira apresentada pelo tesoureiro da instituição mostrou que as contas estão certas e sem derrapagens, no segundo ponto voltou a acontecer o que já se tinha verificado há um ano, não aparecendo qualquer lista para assumir os destinos da associação. Deste modo, os atuais membros continuam mas, informaram que apenas ficam mais um ano, mais do que isso não. Carlos Almeida, presidente da AG chamou a atenção para esta situação pois caso se caia num vazio diretivo, a associação passará a funcionar “com uma gestão administrativa e a caça, como ato cinegético acaba”, alertou. “Sempre lutámos pelos terrenos cinegéticos bem elaborados”, disse, lamentando assim se daqui a um ano não voltar a surgir qualquer lista.
Deste modo, António Bastinho continuará à frente da associação. No terreno, a falta de caça tem sido uma constante ao longo dos últimos anos, mas este ano, a avaliar pelo avistamento de algumas perdizes, a situação será diferente. Quanto aos coelhos “continuam a morrer” e os javalis “continuam a aproximar-se das povoações e a fazer grandes estragos”. A associação tem “morto alguns e vai ao sítio dos prejuízos” mas a população é vasta.
Apesar de se continuarem a fazer montarias, este é um problema crescente, mesmo porque com os meses de confinamento passados, não houve autorização para se fazerem esperas e a população aumentou ainda mais. Entretanto foi dada autorização e “estamos a fazer algumas esperas e, até ao final de junho damos as credenciais de graça aos caçadores para irem”, explicou.
De acrescentar que a ACZP abarca o território da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais.

Partilhar: