CERNACHE DO BONJARDIM: Falta de médicos foi colmatada provisoriamente

Utentes inscrevem-se em centros de saúde de concelhos vizinhos do distrito de Leiria

CERNACHE DO BONJARDIM: Falta de médicos foi colmatada provisoriamente

Ao fim de mais de um mês sem médicos de família, chegaram hoje, dia 14 de novembro, à Extensão de Saúde de Cernache do Bonjardim, dois profissionais de saúde para colmatar a ausência prolongada das duas médicas que aqui estavam a dar consulta e que se prevê que regressem ao serviço no próximo ano. Esta resolução é provisória e vai prolongar-se até ao próximo concurso de admissão de recém especialistas, cujo processo irá finalizar em janeiro ou fevereiro do próximo ano, confirmou à Rádio Condestável, o Diretor Clínico dos Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), Júlio Ramos:

Entretanto, estão abertas vagas para o quadro de mapa de pessoal do Centro de Saúde da Sertã, aguardando-se que alguém concorra. Prevendo-se que os concursos fiquem desertos, a ULSCB tomará as medidas necessárias em termos de contratação de profissionais de saúde, avançou ainda o diretor clínico:

A dificuldade em marcar consulta foi o principal motivo que levou José Garcez, a mudar de médico e depois de concelho e distrito. Ao tentar passar a sua ficha clínica da Sertã para Cernache do Bonjardim percebeu que tinha deixado de ter médico de família. Tentou perceber porquê e obteve uma resposta que considera caricata. Foi-lhe dito que lhe tinha sido retirado o médico "para Castelo Branco perceber que havia falta de médicos":

Sobre esta questão Júlio Ramos diz que poderá ter sido uma coincidência temporal:

José Garcez lamenta ainda que continuem a acontecer problemas ao nível da saúde no concelho da Sertã e que se esteja a verificar uma debandada de utentes para outros concelhos, como foi o seu caso:

Esta é uma situação que também preocupa a ULSCB. Júlio Ramos confirma que esta entidade está apostada em tomar todas as providências para evitar que tal continue a acontecer:

No concelho da Sertã também a Extensão de Saúde da Várzea dos Cavaleiros se depara com falta de médicos. Júlio Ramos confirmou que até final do ano, todas as sextas feiras irá um médico prestar serviço à referida extensão, entre as 14:30 e as 20:00.
Em Cernache do Bonjardim, estes dois médicos irão dar consultas todas as 2ª, 3ª e 5ª feiras entre as 09:30 e as 17:30.

Fotos: Arquivo RC

Partilhar: