CERNACHE DO BONJARDIM: Feira do Caracol regressa em modo Take Away

A partir de 9 de julho.

CERNACHE DO BONJARDIM: Feira do Caracol regressa em modo Take Away

Pretendendo manter o legado deixado por Belmiro Domingos, o Clube Bonjardim volta a realizar a Feira do Caracol este ano, e mais uma vez por causa da pandemia, em modo take away. Será a partir da próxima sexta-feira, 9 de julho e até dia 29 de agosto, respondendo tal como aconteceu no ano passado, “às solicitações dos emigrantes que não tinham acesso à mesma quando vinham no mês de agosto”, explicou à Rádio Condestável, Daniel Mendes, responsável por esta iniciativa.
O evento é levado a efeito pelo Clube Bonjardim com o apoio da Câmara Municipal da Sertã e União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais. À semelhança do ano passado, a organização garante a qualidade das receitas que têm por base os ensinamentos de Belmiro Domingos, o mestre que iniciou este evento. “Era uma pessoa muito dada e se fosse preciso meia hora para explicar como se fazia uma receita, fazia-o”, confirmou, lembrando que no ano passado “a confeção correu muito bem. Há certas iguarias que se irão perder, que só ele sabia, mas a D. Fátima conseguiu e consegue estar ao nível dele”, garantiu.
Nesta XVI edição os interessados poderão encomendar 11 especialidades de receitas de caracol. O serviço de esplanada do bar do clube também estará disponível. Até que não sejam possíveis ajuntamentos, a organização vai manter a Feira do Caracol em regime de take away, mantendo igualmente a esperança que para o ano tudo esteja diferente e “as famílias se possam reunir debaixo do sobreiro do Clube Bonjardim. Ali parece que tem outro sabor”. “As pessoas não nos esquecem e estão desejosas para degustar o caracol”, reforçou.
Assim que seja possível a organização pretende fazer uma homenagem “digna e justa” a Belmiro Domingos, mudando inclusivamente o nome da feira. Daniel Mendes promete a continuidade do evento, não só pela parte financeira mas principalmente para manter o legado deixado pelo mestre. “Estamos cá e queremos mesmo manter este legado. Não o quero deixar perder. Ele fazia feiras pelo país inteiro mas Cernache era a menina dos seus olhos".
A feira vai assim decorrer entre os dias 9 de julho e 29 de agosto, no jardim do Clube Bonjardim, em Cernache do Bonjardim, entre as 17:00 e as 21:30, de terça-feira a domingo. Encerra à segunda-feira.

Receitas disponíveis:

Caracol frito, Caracol à Pescador, Caracol com Caril, Caracol à S. Nuno, Omelete de Caracol, Feijoada de Caracol, Escargot, Caracoleta Grelhada na Chapa, Caracol tradicional, Caracol à Caçador e Caracol à Criança.

Partilhar: