CERNACHE DO BONJARDIM: Festival do Peixe do Rio com balanço positivo

Município reforça importância de apostar no Peixe do Rio o ano todo

CERNACHE DO BONJARDIM: Festival do Peixe do Rio com balanço positivo

Terminaram três fins-de-semana, na União de freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, onde o peixe do rio foi rei.
Aqui decorreu a 2ª Edição do Festival Gastronómico do Peixe do Rio nos vários restaurantes aderentes e, paralelamente, um conjunto de atividades que ajudaram a dinamizar a vila e a trazer outros atrativos a este festival.
Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, mostrou-se ciente de que este evento foi um sucesso, muito pela elevada procura de peixe que, em certos momentos, não chegou para as encomendas:

Este festival tem, a par de outros objetivos, servir de montra para outros produtos deste território, sendo imperioso que se veja aqui uma janela de oportunidade à sua promoção. E para que os produtores se possam dedicar ao que melhor sabem fazer, a APROSER (Associação de Produtores da Sertã) está a ser revitalizada para ajudar na promoção e no marketing do que se produz no concelho:

Este segundo festival terminou no Trízio, no Jardim do Centro Náutico do Zêzere, com a Festa do Rio.
Para promover os produtos locais, durante a manhã houve demonstrações de azeites e vinhos produzidos no concelho, a par de um showcooking com o Chef Rodrigo Castelo que trouxe algumas receitas feitas à base de peixe do rio:

Uma das novidades foi o facto de o siluro já estar a ser explorado na cozinha. O siluro é o grande predador das nossas águas e até aqui não tinha valor comercial:

Alberto Martins, secretário da junta da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim Nesperal e Palhais, confessou que gostaria que o consumo continuasse nos restaurantes locais:

Durante a manhã, nesta Festa do Rio, foram expostos os vinhos e os azeites produzidos no concelho. António Vieira é o mais recente produtor e embalador de azeite e apresentou-se com a marca “Zangaria”, nome de um pequeno aglomerado pertencente à Quintã, nesta união de freguesias, explicou à Rádio Condestável:

Luís Nogueira, também começou recentemente a produzir azeite através de marca própria “Aldeia Cimeira”, fechando assim um circuito, já que tem um olival considerável e um lagar para a produção. Faltava esta peça, disse:

Outro dos produtores de azeite do concelho é a Casa Santinha. Há muito que produzia azeite e há dez anos a esta parte a empresa deu um passo em frente, como nos contou Luís Fernandes:

A opinião destes três produtores é a de que a Denominação de Origem Protegida, recentemente atribuída à azeitona Galega, irá abrir ainda mais portas.
Presentes também nesta pequena mostra e degustação estiveram algumas das marcas de vinho produzidas no concelho.
Este foi um dia cheio de atividades com demonstração de Karaté, Hip-Hop e um Sunset com o Dj Quinas, tudo para encerrar esta segunda edição do Festival Gastronómico do Peixe do Rio que decorreu na UFCBNP desde o passado dia 19 de maio.

Partilhar: