CERNACHE DO BONJARDIM: Lixeira a céu aberto cresce em local indevido

Lixo está a ser colocado em terreno na Zona Industrial que pertence à Câmara Municipal da Sertã

CERNACHE DO BONJARDIM: Lixeira a céu aberto cresce em local indevido

A grande quantidade de monos, de lixo e de resíduos de construção e demolição (entulho) de obras colocados no terreno destinado ao alargamento da Zona Industrial de Cernache do Bonjardim, próximo do cemitério e do Estádio Municipal Nuno Álvares Pereira, chama a atenção de quem por ali passa. O que inicialmente seria feito por falta de civismo passou a sê-lo, ultimamente, por inocência de outros, acredita Maria João Ribeiro, presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais (UFCBNP). À Rádio Condestável explicou que o depósito de resíduos/lixo naquele local não é permitido:

De referir que a Câmara Municipal da Sertã tem à disposição dos munícipes um serviço de recolha de monos, que é feito porta a porta, por agendamento prévio:

O ecocentro da Sertã, gerido pela Valnor e que está localizado na Zona Industrial da Sertã também recebe, de forma gratuita, para além de objetos de grandes dimensões, resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos. No estaleiro municipal, também é possível entregar o entulho resultante de obras de pequenas dimensões:

A deposição de lixo em locais não próprios, como este, é punível por lei alerta a autarca, adiantando igualmente que a UFCBNP já pediu à GNR para passar no local com mais frequência:

A presidente da junta apela ao civismo das pessoas, em prol do bem estar e de um melhor futuro para todos:

O Município da Sertã, em colaboração com a junta de freguesia, está a preparar um conjunto de medidas de sensibilização da comunidade para a mudança de comportamento no que respeita à questão do lixo.
Importa frisar que também não é permitido vazar lixo na floresta, perto de linhas de água ou na berma de estradas. Os monos que são colocados junto dos caixotes de lixo comum não são recolhidos sem agendamento. Por isso, uma vez mais, a junta de freguesia apela a que as pessoas façam esse agendamento de recolha para os números 274 600 316 ou 274 600 300.
Acrescentar ainda que no terreno em questão, na Zona Industrial de Cernache do Bonjardim, existe um contentor mas destina-se à deposição de material para biomassa, e não à deposição de outro tipo de lixo, como também acontece.

Confira contactos, estas e outras informações sobre a recolha de monos AQUI

Partilhar: