CERNACHE DO BONJARDIM: Município reafirma intenção de criar centro interpretativo

13º Aniversário da canonização de S. Nuno terminou ontem, dia 1 de maio.

CERNACHE DO BONJARDIM: Município reafirma intenção de criar centro interpretativo

Terminaram este domingo, dia 1 de maio, em Cernache do Bonjardim, as comemorações do 13º aniversário da canonização de S. Nuno de Santa Maria. Desde dia 26 de abril, decorreram nesta vila diversas iniciativas, com as quais se pretendeu invocar este Santo nascido em Cernache do Bonjardim.
Em jeito de balanço, o presidente da Câmara Municipal da Sertã deu conta à Rádio Condestável que estas foram as comemorações possíveis face ao período que atravessamos ao nível da saída de uma situação de emergência em relação à Covid-19. Para 2023, a ideia é abrir à discussão pública o modo como estas comemorações devem acontecer. Por outro lado destacou a vontade de instalar nesta vila um centro interpretativo da vida de S. Nuno de Santa Maria:

A criação deste centro interpretativo irá contar com o apoio técnico e científico da Fundação Batalha de Aljubarrota, com quem será celebrado um protocolo, relembrou o autarca:

Quanto à possível localização deste centro ainda não há um local definido mas é certo que a casa que pertenceu a Abílio Marçal está fora de questão por ser “demasiado pequena para aquilo que nós idealizamos como centro interpretativo”, justificou Carlos Miranda.
Ontem as comemorações terminaram com uma missa no Seminário das Missões e com um cortejo e romaria aos Paços do Bonjardim, local de nascimento de Nuno Álvares Pereira, para deposição de uma coroa de flores.

Partilhar: