
O Posto da GNR de Cernache do Bonjardim está fechado e já se encontra assim desde o princípio do mês de fevereiro do ano corrente. Disto deram conta, à Rádio Condestável (RC), alguns populares.
Este quartel, com amplas instalações, de fazer inveja a muitos do país, foi inaugurado em 1997.
Ao lado da porta de entrada está afixada uma placa (ver foto) com o horário de atendimento administrativo, das 08:00 às 16:00, que atualmente está desatualizada. A mesma placa informativa também diz que “em caso de encerramento, encontram-se em serviço no exterior militares em missão de patrulhamento”. Nela está ainda inscrito o número de telefone (272 340 900) “para solicitar a sua comparência”. Refira-se que este número é do Comando Territorial de Castelo Branco da GNR, na cidade albicastrense.
Recentemente pudemos constatar que o caixote do lixo, instalado junto à porta de entrada, no exterior do edifício, estava tombado e várias beatas de cigarro estavam espalhadas no tapete, como ilustra a foto.
Veja-se que, um habitante da localidade de Várzea de Pedro Mouro na UFCBNP, caso tenha que se deslocar ao posto da Sertã, terá que fazer perto de 50 quilómetros, cerca de 25 para cada lado.
A RC já procurou obter esclarecimentos junto do Comando Territorial da GNR de Castelo Branco, sendo que aguardamos a resposta a um pedido de entrevista que endereçámos ao respetivo Comandante.
Contactado pela RC, o presidente da Câmara Municipal da Sertã, Carlos Miranda, disse que por enquanto não se pronunciava sobre o assunto. Igualmente contactada, a presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, Maria João Ribeiro não quis prestar declarações sobre o tema em questão (*-Ver atualização).
Recorde-se que já em fevereiro de 2021, o posto da GNR desta vila esteve fechado temporariamente, tudo porque a GNR havia suspendido, temporariamente, o serviço de atendimento de 10 postos de atendimento reduzido no distrito de Castelo Branco, devido à situação considerada “excecional” que o país atravessava (Covid19) e entre eles estava o de Cernache do Bonjardim (ver notícia AQUI). Eduardo Cabrita, então Ministro da Administração Interna visitou Cernache do Bonjardim nesse mesmo mês e deixou a garantia que este Posto reabriria ainda durante aquele mês de 2021 (ver notícia AQUI)
Em maio do mesmo ano, o Comando Territorial da GNR de Castelo Branco informava a Condestável que, nos Postos de Atendimento Reduzido, os cidadãos passavam a poder agendar situações não urgentes como sendo denúncias, queixas ou outras situações. A medida estava, na altura, a ser implementada. (ver notícia AQUI).
Em novembro do mesmo ano, este posto esteve encerrado um dia, “por falta de efetivos” (ver notícia AQUI).
Recorde-se ainda que, em tempos idos, o posto de Cernache do Bonjardim abrangia perto de seis mil habitantes das freguesias de Cernache do Bonjardim, Castelo, Nesperal, Palhais e parte da do Cabeçudo, no concelho da Sertã.
*- Atualização em 24-03-2023 às 11:39 - A UFCBNP enviou esta manhã uma comunicação à redação da Condestável onde explica:
"A situação atual do Posto da GNR de Cernache do Bonjardim não é a desejável para a população da freguesia e freguesias envolventes. A Junta de Freguesia continua a reforçar a necessidade de serviços de segurança numa área territorial de mais de 100km2, com número considerável de população, a grande maioria envelhecida, a viver sozinha ou de forma isolada nas aldeias dispersas da União de Freguesias.
Informamos também que as entidades em causa (GNR, Junta, Município) têm estado em conversações e colaborantes, na procura de uma solução que responda às necessidades da população.
No entanto, reconhecemos, inclusive por feedback da população, o reforço de patrulhamento que ocorreu nos últimos meses. Todos os dias existe uma patrulha alocada ao território da União de Freguesias que, para além do serviço de patrulhamento, é chamado ao posto de forma imediata sempre que necessária a apresentação de uma queixa/denúncia por parte dos fregueses, evitando que estes se desloquem ao Posto da GNR da Sertã".