CERNACHE DO BONJARDIM: PS apresentou candidatos à UFCBNP

..."conheço bem as potencialidades da terra onde cresci ..." - Candidata

CERNACHE DO BONJARDIM: PS apresentou candidatos à UFCBNP

O anfiteatro Libânio Vaz Serra em Cernache do Bonjardim serviu, este domingo dia 22 do corrente, de cenário para o Partido Socialista (PS) apresentar a candidata à União de Freguesias de Cernache do Bonjardim Nesperal e Palhais (UFCBNP), Maria João Ribeiro.
Esta é uma candidata jovem de 27 anos mas como disse Carlos Miranda, candidato a presidente da câmara pelo mesmo partido, é jovem mas já sabe muito bem o que quer para a sua terra, pois “com a bagagem que ela tem, com a inteligência que tem, aquelas pequeninas coisas que não domina rapidamente se inteira delas, as suas competências outros não as podem alcançar, porque essas são competências a outro nível”.
Maria João Ribeiro não está nesta corrida contra ninguém mas sim porque é sua convicção que é possível fazer mais e melhor. “Não quero de todo dizer que não se fez nada nesta união de freguesias ou que as coisas não tenham sido bem feitas, quero é dizer que tem sido pouco, porque conheço bem as potencialidades da terra onde cresci e tristemente vejo essas potencialidades desaproveitadas”.
A perda de população é um problema que atravessa toda esta região e a grande maioria do país, por isso é tempo de deixar as lamentações e procurar soluções para estancar ou inverter este ciclo e isso passa por nos mostrarmos ao mundo, ”temos de investir no marketing da nossa freguesia, desenvolvendo por exemplo um site com publicidade turística, criar parcerias com as agências e assim divulgar o nosso território”, sustentou.
De mão dada com o turismo, a qualidade dos produtos locais é também uma aposta desta candidata de modo a ajudar os produtores a potenciar os seus produtos. E depois “aproveitar o que temos e que tão longe tem levado o nome da freguesia, o setor do comércio de veículos usados e toda a fileira que lhe está adjacente. Se nós não temos praia não podemos vender praia mas vendemos as nossas riquezas e este setor é uma delas e temos de o valorizar”, disse.
Ao nível social defende a criação de serviços de apoio aos mais novos em pós-escolar e em tempo de férias, ao mesmo tempo que os quer incentivar a serem cidadãos europeus de corpo inteiro. “Estimular os nossos jovens à participação em programas europeus de voluntariado, formação e educação. A União Europeia tem sempre tantos programas deste género, eu própria participei num deles e sinto que muitas das vezes isso não é divulgado e assim não estamos a dar essas oportunidades aos nossos jovens”, vincou.
Para que Cernache seja uma terra florida quer o envolvimento de todos e o orgulho em viver em Cernache do Bonjardim, pois “temos de tornar a nossa vila numa verdadeira vila-jardim o que significa apostar nos jardins e canteiros em espaços públicos, no embelezamento e na limpeza do espaço público, por exemplo através de concursos para que as pessoas se sintam motivadas a embelezar a vila, a partir das suas próprias casas, incentivando a que todos nós nos tornemos responsáveis pelo cuidado da nossa vila e do nosso espaço”.
Na área da cultura Maria João Ribeiro quer para esta União de freguesias uma programação cultural regular e de qualidade. Foram estas algumas das ideias deixadas na apresentação da sua lista com que vai a votos no próximo dia 26 de setembro pelo Partido Socialista.

Artigos Relacionados

Partilhar: