CERNACHE DO BONJARDIM: Vila acolhe I Festival Gastronómico “Peixe do Rio”

Nos fins-de-semana de 20 a 22 e de 27 a 29 de maio.

CERNACHE DO BONJARDIM: Vila acolhe I Festival Gastronómico “Peixe do Rio”

A Vila de Cernache do Bonjardim, no concelho da Sertã, vai acolher a primeira edição do Festival Gastronómico “Peixe do Rio”. A iniciativa é promovida pelo Município da Sertã e pela União de Freguesias local, e decorrerá em dez restaurantes aderentes, localizados na União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais (UFCBNP), que terão nas suas ementas diversas iguarias que apresentam o peixe do rio como principal ingrediente, explica a câmara da Sertã em nota enviada à comunicação social.
A apresentação do evento gastronómico vai ter lugar dia 18 de maio, às 17:30 na sede da UFCBNP, e vai contar com as intervenções de Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, Maria João Ribeiro, presidente da UFCBNP, e as apresentações das iguarias de peixe dos restaurantes aderentes, nomeadamente "Bonjardim Boutique Restaurante", “Casa Velha e Sr. Cozinheiro”, “Cimo da Vila”, “Clube Náutico do Zêzere“, “Grelha 3”, “Lampião”, “Mosi”, “Pecados”, “Restaurante Rotunda” e “Tasco da Célia”.
Na mesma nota o presidente da autarquia sertaginense, Carlos Miranda, refere que esta é uma aposta que visa “dinamizar a economia local, especificamente a restauração e valorizar os recursos locais, reconhecendo que os produtos endógenos constituem uma mais-valia.” O objetivo, refere o autarca, “é que, após o festival, alguns restaurantes mantenham os pratos de peixe do rio nas suas ementas, transformando Cernache do Bonjardim num destino gastronómico de excelência em matéria de peixe do rio”. Recorde-se que o concelho da Sertã é banhado, a oeste, pelo Rio Zêzere.

Receitas de abrir o apetite

No total são disponibilizados 14 pratos de peixe do rio nos restaurantes aderentes, ficando para abrir o apetite receitas como Cartucho do Rio (Bonjardim Boutique Restaurante), Ceviche de Achigã e Filete de Lúcio-perca com açorda de tomate e ovas fritas (Casa Velha e Sr. Cozinheiro), Carpa grelhada com batata salteada e migas e Lúcio frito com molho de cebolada e arroz de feijão (Cimo da Vila), Filete de Lúcio com maionese de agrião (Clube Náutico do Zêzere), Sopa de Peixe do Rio (Grelha 3), Lúcio frito com açorda de peixe do rio (Lampião), Hambúrguer “O Zêzere” e Peixe frito com migas e batatas fritas (Mosi), Cataplana de Peixe do Rio e Marisco (Pecados), Lúcio-perca grelhado com legumes e Lúcio-perca com arroz de feijão (Restaurante Rotunda) e Ensopado de Peixe do Rio (Tasco da Célia).

Quem fizer uma refeição habilita-se a ganhar prémios

O Festival Gastronómico Peixe do Rio contempla também o sorteio de diversos prémios, ou seja, por cada refeição de peixe do rio é atribuído ao cliente um cupão de participação, que deverá ser preenchido e colocado na tômbola do concurso. Através de sorteio serão depois atribuídos diversos prémios, como sendo refeições nos restaurantes aderentes do Festival Gastronómico do Peixe do Rio e no Festival de Gastronomia do Maranho, experiência de wakeboard no Cable Park do Trízio, desconto no pack estadia e experiência Casa Velha + Sr. Cozinheiro, visita guiada, pinturas faciais e Cartuchinhos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim. Todos os prémios e normas deste sorteio poderão ser consultados no Guia de Participação.

Programação paralela ajuda a atrair comensais

Para além da dinamização da restauração local, o festival gastronómico apresenta também uma programação que vai ao encontro de todos os públicos, desde a animação musical, passando pelo desporto, valorização dos produtos endógenos e defesa do ambiente.
Assim, e de acordo com o programa, no dia 20 de maio, a partir das 10:00, decorrerá a arruada pelas artérias da vila com a Associação de Tambores de Casal da Madalena. Às 19:30, no jardim do Seminário das Missões, decorrerá o showcooking de Peixe do Rio com o Chef Sr. Cozinheiro. Segue-se, junto ao Mercado Municipal de Cernache do Bonjardim, a demonstração de Karaté às 20:30, e às 21:00 inicia-se a animação musical com o Dj Hugo Rafael e os Popxula.
O segundo dia do festival, sábado, 21 de maio, começa às 09:00 com um percurso pedestre. Às 15:00 decorrerá um passeio no Rio Zêzere em Barcos de Três Tábuas. Às 16:00 decorrerão Jogos Tradicionais junto ao Mercado Municipal de Cernache do Bonjardim. Segue-se a atuação das Dance Clube às 19:00. Cerca das 21:00 inicia-se a animação musical com Nuno Pereira, seguindo-se o grupo Inovação. As inscrições no percurso pedestre, passeio de barco e jogos tradicionais deverão ser feitas na sede da UFCBNP.
No domingo, dia 22 de maio, às 09:00 decorrerá a ação ambiental de recolha de lixo no Rio Zêzere, promovida pela Planet Care Takers. O Mercado Municipal de Cernache do Bonjardim é o ponto de encontro dos participantes, havendo transporte disponibilizado pela União de Freguesias. Também às 09:00, naquele espaço, decorrerá o Mercado Produtos da Terra que, até às 19:00, apresenta o que de melhor se produz na região, ou seja, artesanato, azeite, Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim e diversa doçaria (Bonecas de Palhais, merendas, filhós, etc), hortofrutícolas, licores, mel, maranho, aguardente de medronho, queijos e vinhos. Às 15:00, terá início o Festival da Concertina e Acordeão que contará com as participações de Carlos Agostinho, Escola de Acordeão José Cláudio e Catarina Brilha, Grupo de Animação Seca Adegas e Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim.
O segundo fim-de-semana do Festival Gastronómico "Peixe do Rio" conta com atuações musicais de Zé António Reis no dia 27 de maio, às 22:00 na Serra de São Macário e de Fábio Bastinho no dia seguinte, 28 de maio, às 22:00 e no mesmo local.
No último dia do festival, 29 de maio, junto ao Campo de Ténis, em Cernache do Bonjardim decorrerá a segunda prova do II Campeonato de Portugal Karting Inter-Empresas, promovida pela MG Competição com o apoio do Município da Sertã. Durante a manhã, o público poderá assistir aos treinos livres (09:30), aos treinos cronometrados (10:30) e à corrida (11:30). Das 14:00 às 15:30, a iniciativa é aberta ao público em geral que poderá experimentar gratuitamente a condução de kart. A inscrição na experiência gratuita deverá ser feita até 27 de maio, no Pavilhão Desportivo Fernando Vaz Serra. Às 14:00, na Serra de São Macário decorrerá a arruada pela Associação de Tambores de Casal da Madalena, seguindo-se às 16:00 o Festival do Rancho Folclórico e Recreativo Clube Bonjardim, que encerrará a primeira edição do Festival Gastronómico "Peixe do Rio".

Partilhar: