
Foi exatamente há 66 anos, no dia 20 de agosto, através da publicação do Decreto n.º 40291 da Direção Geral de Administração Política e Civil, que se elevava Cernache do Bonjardim à categoria de Vila, então justificada pelo “facto de a povoação ser servida por boas vias de comunicação e estar dotada de instalações de distribuição domiciliária de água e energia elétrica e de rede telefónica”. Para assinalar esta data foi hoje inaugurada no Atelier Túlio Vitorino a exposição “Nuno Álvares Pereira: evidências e legado no concelho da Sertã”. No ato inaugural José Farinha Nunes, presidente da câmara da Sertã, depois de enumerar alguns dos homens que têm feito a história desta terra, deixou uma mensagem para o futuro e para os momentos que logo se seguiram, nomeadamente a inauguração do polidesportivo do Clube Bonjardim. Trata-se de “uma obra que muito beneficiará a vila de Cernache do Bonjardim, criando mais uma alternativa para a prática do desporto e juntando-se aos melhoramentos recentes realizados no Estádio Municipal Nuno Álvares Pereira. O futuro também faz parte deste dia, porque hoje homenageamos aqueles que serão os homens e mulheres de amanhã e que terão nas suas mãos o desenvolvimento e progresso deste território”, disse. E essa homenagem, continuou, “personifica-se no reconhecimento do trabalho e empenho de um jovem campeão regional de ténis e na entrega do prémio Doutor Antunes da Silva ao aluno do Instituto Vaz Serra que ingressou com a melhor média no Ensino Superior em 2020/21”, como falamos à frente.
Já no polidesportivo do Clube Bonjardim, o presidente da instituição António José Simões, ao referir-se a esta obra, disse que foi uma feliz coincidência, pois “o sócio benemérito do Clube Bonjardim Décio Ramos, predispôs-se a oferecer este excelente equipamento para contribuir para os mais novos poderem ter mais um espaço para prática do desporto”.
Este polidesportivo servirá para continuar a potenciar a prática do desporto na vila, o que para Filomena Bernardo, Presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais (UFCBNP), é importante, assim como é importante que a juventude se possa multiplicar para usar estas infraestruturas. “Começamos a ter tudo (infraestruturas), e começamos é a ter cada vez menos pessoas e isso preocupa-me muito. A felicidade de ver estes meninos aqui é que isto se multiplique num futuro próximo, para que este e outros espaços possam continuar a fazer sentido e isso está nas mãos de cada um de nós”.Como sinal de agradecimento foi entregue por parte do Clube Bonjardim ao benemérito, ao presidente da câmara e à presidente da União de freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais a biografia de Abílio Marçal, escrita pelo bisneto Pedro Marçal Vaz Pereira e uma caneca que simboliza um dos maiores eventos culturais de juventude organizado na região, a Festa da Caneca, e que decorre no Clube Bonjardim.
Para fechar este dia de festa foi homenageado, no auditório da Junta de freguesia de Cernache do Bonjardim, o jovem tenista Vasco Nunes, Campeão Regional de Ténis Sub12. Vasco Nunes foi para o ténis por influência dos amigos e por querer algo mais do que futebol, pois “tinha amigos no ténis e eu gostava de fazer alguma coisa que não houvesse tanto na região e então decidi dedicar-me ao ténis. Tenho-me esforçado muito para conseguir ter este mérito, com a ajuda do meu treinador que sempre acreditou em mim e me tem incentivado, quero continuar e chegar o mais longe possível”, disse.
Este é um desporto para o qual é preciso uma raquete mas como diz o tenista é preciso trabalhar outros fatores, como por exemplo a concentração. A sua vontade é poder um dia imitar o seu ídolo Roger Federer.
Foi também pelo desporto que Marina Ramos conseguiu no Instituto Vaz Serra a melhor média da UFCBNP para ingressar no Ensino Superior, no ano letivo 2020/21 e por isso foi a contemplada com o prémio “Doutor Francisco Antunes da Silva” que premeia o melhor aluno desta união de freguesias a ingressar no Ensino Superior em cada ano. Dezoito valores proporcionaram a entrada no curso de Ciências do Desporto na Universidade da Beira Interior. Marina Ramos deixa um conselho aos jovens: “acima de tudo acho que tem de haver um grande esforço da nossa parte e ter sempre objetivos traçados na vida. Se tivermos um objetivo teremos sempre uma força maior para querer conseguir concretizá-lo. A minha meta é acabar a licenciatura e seguir para o mestrado para um dia poder vir a ser professora de educação física”.
Sobre esta aluna, Filomena Bernardo, presidente da UFCBNP fez questão de evidenciar o seu carater de lutadora, já que se trata de “uma força da natureza, um exemplo de perseverança e de atitudes solidárias e este prémio será a tua maior motivação”.
Já quanto ao tenista Vasco Nunes, a autarca pediu a este jovem que nunca esqueça as suas raízes, “nunca desistas dos teus sonhos, e quando fores campeão nacional ou mundial nunca te esqueças que tens na alma a bravura do Condestável e que São Nuno de Santa Maria te proteja sempre”.
O presidente da câmara, José Farinha Nunes, realçou o esforço destes jovens cada um na sua área mas não deixou de lembrar também o esforço dos pais e da comunidade que os acompanham. “Não só o vosso esforço é de realçar mas também o esforço da família, dos professores e de toda a comunidade. É importante incentivar estes jovens porque as competências adquiridas abrir-lhes-ão portas no futuro para terem uma vida melhor”.
Estas comemorações continuam amanhã, sábado dia 21 de agosto, com o espetáculo de Tiago Silva no Jardim da Memória e no domingo a partir das 17:00 também no mesmo espaço com o concerto da Filarmónica União Sertaginense.