CERNACHE DO BONJARDIM/Covid-19: Escolas que encerraram vão reabrir esta semana

União de Freguesias e Associação de Pais do IVS reuniu com a Delegada de Saúde Pública

CERNACHE DO BONJARDIM/Covid-19: Escolas que encerraram vão reabrir esta semana

Em face do elevado número de casos de Covid-19 registados em Cernache do Bonjardim, esta segunda-feira a presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, Filomena Bernardo e o presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Instituto Vaz Serra, Miguel Vieira, estiveram reunidos com a Delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Sul, Manuela Vaz, de forma a obterem alguns esclarecimentos.
Desde logo quiseram saber o porquê de critérios diferentes para situações iguais, ou seja, porque é que os alunos da Escola Básica e Jardim-de-Infância do Cabeçudo retomam as aulas já amanhã e na Escola Básica São Nuno de Santa Maria só regressam no dia 11, sexta-feira. Foi-lhes informado que a escola do Cabeçudo “foi a primeira a fechar e os alunos já repetiram o teste, sendo que toda a comunidade escolar testou negativo”. Já os alunos da Escola Básica S. Nuno de Santa Maria testaram mais tarde e “a criança que testou positivo esteve em contacto com outras crianças, professores e auxiliares, ao contrário dos cinco alunos do Instituto Vaz Serra que testaram positivo, que já se encontravam em isolamento profilático desde o dia 28 de maio”.
Por seu lado, Miguel Vieira quis saber porque é que, no IVS, as turmas onde alunos testaram positivo não foram colocadas em isolamento e Manuela Vaz explicou que o “IVS tem um plano de contingência exímio, que lhe dá segurança para não tomar atitudes drásticas”. “Os alunos que não tenham nenhum caso positivo no agregado familiar ou que não sejam contactos diretos, não precisam de estar em isolamento”, acrescentou, aconselhando a que “professores e pais estivessem mais atentos que nunca aos possíveis sintomas”. Filomena Bernardo deu ainda conta que Manuela Vaz “referiu que a situação está controlada. E que a Escola Básica em Cernache do Bonjardim e Fábrica de Confeção Viviane vão reabrir brevemente”.
 Quanto à possibilidade deste número de casos poder levar ao fecho da freguesia Filomena Bernardo está confiante que não irá acontecer e pede, tal como a associação de pais, “para que não seja feita especulação e não se fale levianamente de situações tão sérias como esta, assim como não se levante o dedo a ninguém porque estamos todos no mesmo barco”, atestou.

Partilhar: