CERNACHE DO BONJARDIM/Covid-19: Surto na Casa da Poesia dado como terminado

Chegou ao fim o surto de Covid-19 que no início de janeiro deste ano afetou a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Casa da Poesia em Cernache do Bonjardim.

CERNACHE DO BONJARDIM/Covid-19: Surto na Casa da Poesia dado como terminado

A confirmação foi dada esta tarde à Rádio Condestável pelo presidente da direção do Centro Social S. Nuno de Santa Maria (CSSNSM), Joaquim Filipe Patrício. “Não é um pleno de satisfação porque gostaríamos, primeiro que não tivesse acontecido e depois que não tivesse havido nenhum óbito”, disse, confirmando o falecimento de uma pessoa.
O presidente realçou o “imenso trabalho por parte de toda a equipa”, com o qual “aprendemos. É uma experiência que, apesar de aterradora, é diferente e que nos enriquece enquanto trabalho social que fazemos diariamente”, reconheceu, esperando não voltar a passar por igual experiência no futuro.
Este surto, recorde-se, afetou a quase totalidade dos idosos residentes nesta valência do CSSNSM. Distanciados da família, ver estes idosos a terem que passar por tudo isto foi “extremamente doloroso”, confessou Joaquim Patrício, que também ficou infetado. “Hoje, quando regressei, vi uma satisfação enorme nos utentes, já estão na sala de estar”, ilustrou, satisfeito por tudo já ter passado.
Este surto estendeu-se também às colaboradoras, o que deixou a equipa nos limites “e isso repercute-se em todo o trabalho” que foi feito, durante cerca de uma semana, com metade das pessoas. Assim, “houve quem trabalhasse 24 horas. Conseguimos fazer o trabalho com o sacrifício dos colaboradores que se dedicaram”, reconheceu.

Partilhar: