CERNACHE DO BONJARDIM/Rio: Alerta para necessidade de combater espécies invasoras

Palestra aconteceu no âmbito do Festival Gastronómico do Peixe do Rio, iniciativa que regressa no próximo fim-de-semana

CERNACHE DO BONJARDIM/Rio: Alerta para necessidade de combater espécies invasoras

Está a decorrer no território da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais (UFCBNP) a segunda edição do Festival do Peixe do Rio. Este ano, para além dos três fins-de-semana em que o peixe faz parte das ementas dos restaurantes aderentes, pretende-se trabalhar também a consciencialização para várias matérias que andam em torno do peixe de rio. Os invasores são um problema e proliferam no rio Zêzere, podendo colocar em causa algumas das espécies. Por este motivo decorreu uma palestra sobre esta temática no auditório da Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim. Neste momento o trabalho que há a fazer é reduzir a sua densidade, uma vez que exterminar de vez as espécies invasoras é impossível, explicou à Rádio Condestável Gonçalo Neves, responsável pelo Fluviário do Zêzere, em Constância, no final da iniciativa:

Neste momento temos no rio mais de nove espécies que não são autóctones destas águas, facto que origina a extinção da maioria dos que cá existiam. O problema é que os autóctones têm pouca cotação no mercado e isso origina que não se encare isto como um problema, acrescentou:

Se alguns deles são já apreciados nestes territórios como o achigã, o lucioperca ou até mesmo o lagostim vermelho, há neste momento o siluro, espécie que está a proliferar em larga escala e que poderá vir a destruir tudo o que hoje temos em matéria de peixe nestas águas:

Este trabalho de combate aos invasores, no entender deste responsável, passa pela consciencialização para combater este problema:

É a falar dos problemas que se podem encontrar soluções para minimizar os estragos. O Festival do Peixe do Rio este ano apostou também na vertente da educação ambiental por forma a começar a despertar mentalidades, vincou Maria João Ribeiro, presidente da UFCBNP, à margem desta palestra.

De referir que no próximo fim-de-semana, no cartaz cultural do festival, consta a projeção, no Auditório José Matias Corrêa em Cernache do Bonjardim o documentário David Attenborough: Uma vida no nosso planeta às 22:00 do dia 26, no dia seguinte às 09:00 da manhã terá lugar, no Sambado, uma visita guiada conduzida pelo arqueólogo Carlos Batata, às conheiras que ali existem. Ainda no sábado às 17:00, tem lugar uma caminhada pelo ambiente com partida do Jardim da Memória e às 22:00, no atelier Túllio Victorino, um concerto poético com Miguel Calhaz e Paulo Condessa.
Já no domingo, logo pela manhã, tem lugar um passeio pedestre na zona da Foz da Sertã organizado pela FozSã e durante todo o dia, no atelier Túllio Victorino tem lugar uma Feira de Saúde e Bem Estar.

Partilhar: