COVID-19: Apesar da passagem para fase endémica é preciso manter cuidados

“Estamos a transitar para uma endemia, algo que se alcançará quando houver maior estabilidade” – Lacerda Sales.

COVID-19: Apesar da passagem para fase endémica é preciso manter cuidados

O secretário de Estado da Saúde concordou com o que o Presidente da República que afirmou na sexta-feira que Portugal estaria a passar a uma endemia, no entanto, António Lacerda Sales sublinhou que o  país ainda não está nessa fase e é preciso manter cuidados e continuar a testar. "Portugal está numa fase epidémica, e porquê epidémica? Porque ainda estamos sujeitos a ondas, estamos neste momento na quinta onda, portanto ainda não é um mar estável", explicou.
"Ainda não temos uma estabilidade naquilo que são as consequências do próprio vírus. Passaremos a uma fase endémica quando houver maior estabilidade do ponto de vista endémico, do ponto de vista de doença, do ponto de vista de saúde, do ponto de vista daquilo que é a forma como o vírus atua no ser humano", continuou, acabando por concordar que "estamos a passar a uma fase endémica".
"Estes processos são de transição", sublinhou Lacerda Sales.
O secretário de Estado afirmou ainda que o importante, neste momento, é passar uma mensagem de tranquilidade, mas com atenção aos cuidados necessários para manter a pandemia sob controlo, nomeadamente continuar a testar, o uso de máscara, o distanciamento e a vacinação.

Partilhar: