COVID-19: Certificados digitais já estão disponíveis

De vacinação, de teste PCR negativo e de recuperação da doença.

COVID-19: Certificados digitais já estão disponíveis

Os portugueses passam, a partir de hoje, a poder pedir os certificados digitais de vacinação contra a Covid-19, certificados de teste PCR negativo e de recuperação da doença através do portal do SNS24.
Os primeiros certificados (para pessoas vacinadas) começaram a ser emitidos ontem, sendo possível, a partir de hoje, solicitar qualquer um dos três tipos.
De acordo com informação do Ministério da Saúde, Direção-Geral da Saúde (DGS) e Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, para obter o certificado digital, os cidadãos devem aceder ao portal do SNS 24, seguir as instruções e escolher o tipo de certificado que pretendem. (aqui)
Após validação do pedido, o documento é disponibilizado no portal ou pode ser enviado, posteriormente, para o email indicado, sem quaisquer custos associados.
Paralelamente, o Governo informou ontem que o sistema de verificação do Certificado Digital, através de uma aplicação móvel de leitura, se encontra "em fase de conclusão de testes-piloto e de interoperabilidade com os sistemas dos demais países da União Europeia".
A verificação do Certificado Digital da Presidente da Comissão Europeia ontem à chegada a Portugal constituiu mais um desses testes, detalharam as autoridades.
Segundo a orientação publicada na terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), os certificados podem ser usados em todos os estados-membros, bem como na Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.

Partilhar: