
Inseridas na campanha nacional “Estendal dos Direitos” e adaptadas à idade de cada público alvo, “as atividades desenvolvidas procuraram proporcionar aos mais novos um dia divertido, mas com uma mensagem séria, sensibilizando-os e elucidando-os sobre os Direitos da Criança através da exposição de mensagens sobre a sua importância”, recorda a autarquia de Ródão em nota enviada à comunicação social.
Deste modo, no ensino Pré-Escolar as crianças visualizaram várias imagens de forma a distinguir os direitos dos desejos através de um jogo e decoraram um mural. No 1.º e 2.º ciclos puderam decorar peças de roupa recortadas em material reciclado com um direito à escolha da criança, que foram posteriormente afixadas de modo a criar um "Estendal dos Direitos".
Estas atividades resultaram de uma parceria entre o Município de Vila Velha de Rodão, o CLDS 4G, um projeto cofinanciado pelo Fundo Social Europeu e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Velha de Ródão, tendo contado com o apoio do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão, que disponibilizou as instalações para a realização das atividades, uma vez que foram executadas durante o horário escolar.