EN2: AMREN2 quer valorizar áreas circundantes à estrada

Em dia de aniversário, foram homenageados todos os autarcas e técnicos que disseram presente desde o início em 2014.

EN2: AMREN2 quer valorizar áreas circundantes à estrada

A Estrada Nacional 2 (EN2) assinalou no passado dia 11 de maio, 77 anos. A cerimónia de aniversário decorreu em Santa Marta de Penaguião, concelho onde será instalada a sede da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 (AMREN2). Esta contou com a presença de autarcas e ex-autarcas dos 35 concelhos da Nacional 2.
Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial marcou também presença no evento e assumiu o seu compromisso para com a AMREN2, na defesa deste produto turístico, bem como na sua promoção a uma escala global, refere a associação em nota enviada à comunicação social.
Presentes também estiveram Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional e  Coesão Territorial, e representantes do Turismo de Portugal, do BPI, do Observatório N2, bem como representantes da Biosphere Portugal, da Editora FogeComigo e da PSP, tendo este último recebido o Diploma e Dístico de Agente Institucional da Rota da Estrada Nacional 2.
As comemorações iniciaram com a apresentação oficial do documentário “EN2: A Estrada que nos une” que, em 60 minutos, consegue transmitir algumas das emoções e sentimentos que qualquer viajante poderá sentir ao longo da Estrada.
Luís Machado, anfitrião e igualmente presidente da AMREN2 defende que a cerimónia foi um momento importante para a N2 uma vez que, para além de assinalar o aniversário de um produto turístico de excelência, serviu de base para a homenagem a todos os autarcas e técnicos que disseram presente desde o início em 2014. Aos “Fundadores” da AMREN2 juntaram-se os atuais autarcas dos 35 concelhos reforçando a vontade comum na constante valorização da Estrada.

A Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, idealizada e criada em Santa Marta de Penaguião que terá futuramente a sua sede nesta vila, pretende agora conseguir fundos do novo quadro comunitário de apoio para valorizar a área circundante da EN2, bem como os pontos de interesse de cada município.
De frisar que a EN2 foi identificada pela primeira vez no dia 11 de maio de 1945, data da publicação do Decreto-Lei n.o 34.593, que instituiu o primeiro Plano Rodoviário Português.
Ao ligar Chaves a Faro, a EN2 tornou-se na maior estrada de Portugal, no total são 739,260 quilómetros, atravessando 35 concelhos portugueses, distribuídos por 11 distritos, que podem ser percorridos quer a caminhar, a correr, de bicicleta, de mota, de carro ou de autocaravana. "Uma excelente forma de descobrir o interior de Portugal, explorando a cultura, a gastronomia e as tradições das diferentes regiões do país”.

Partilhar: