
No dia em que o Centro Bem Estar Social de Águas Belas, freguesia de Águas Belas, no concelho de Ferreira do Zêzere, soprou as velas do seu 18º aniversário, lançou também a primeira pedra da futura Estrutura Residencial para Idosos (ERPI). Aconteceu ontem, dia 16 de setembro.
Este era um dos eventos mais esperados dos últimos anos e até o mau estado da lona com a imagem do edifício, instalada no terreno onde a obra vai ser erguida, é indicativo da antiguidade da intenção de construir esta ERPI.
Corria o ano de 2022 quando a instituição recebeu a decisão de aprovação da obra ao abrigo do programa PARES - Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais. A obra, que inicialmente tinha um custo de construção de 1 milhão 840 mil euros, devido a vários constrangimentos, chega hoje às mãos da instituição com um custo de adjudicação de 2 milhões e 817 mil euros, cerca de um milhão de euros acima do previsto. A taxa de comparticipação é de 72% (face ao valor inicial), ou seja, 1 milhão e 75 mil euros. A este cálculo somam-se ainda as majorações e por isso o presidente da instituição, José Pedro Joaquim, apelou aos responsáveis ali presentes, nomeadamente à secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes e ao Diretor da Segurança Social de Santarém, Renato Bento, para que estas majorações sejam repensadas:
Para a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, esta é uma obra importante já que vem colmatar um conjunto de necessidades sentidas no território, criar postos de trabalho e investimento no concelho, disse o presidente Bruno Gomes:
Reconhecendo que o investimento é elevado, o autarca enalteceu a coragem da instituição em avançar com esta obra e pediu unidade e entreajuda às várias entidades envolvidas:
Antevendo o ano de 2025 em que a obra em causa será inaugurada, a secretária de Estado foi, em primeiro lugar, ao passado para dizer que as coisas não acontecem logo quando se quer e, neste caso, foi preciso algum tempo para efetivar este PARES:
Sobre o futuro, Ana Sofia Antunes, deixou uma mensagem de esperança e de coragem para avançar e prometeu ajudar face ao diferencial que está em aberto:
O terreno de 5100 metros quadrados, onde a obra será construída, foi adquirido pela instituição com a ajuda do donativo que um sócio fez para o efeito. A obra tem início previsto para princípios de outubro e um prazo de execução de 18 meses.