FERREIRA DO ZÊZERE: Concelho integra “Contado por mulheres”

Projeto foi gravado em vários concelhos da zona centro, incluindo Ferreira do Zêzere

FERREIRA DO ZÊZERE: Concelho integra “Contado por mulheres”

O projeto cinematográfico "Contado por Mulheres" (10 telefilmes realizados por mulheres) e que inclui o filme “As Vizinhas”, filmado em Ferreira do Zêzere, foi apresentado esta quarta-feira, dia 2 de novembro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Como descreve a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, a cerimónia de apresentação dos cinco primeiros filmes, contou com a presença dos produtores Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola, o Diretor de Programas da RTP1, as realizadoras, atores e atrizes dos primeiros cinco telefilmes e os Municípios de Ferreira do Zêzere (tendo o presidente da câmara, Bruno Gomes marcado presença), Ovar, Guarda, Covilhã e Torres Vedras, que apoiaram a realização destes filmes nos seus territórios.
Este projeto é uma nova aposta audiovisual da Ukbar Filmes e da RTP, em coprodução com a Krakow Film Klaster (Polónia), chega ao horário nobre da RTP1 no último trimestre de 2022. Foi integralmente filmada em diversos locais da região Centro, com o apoio das respetivas câmaras municipais, do PIC Portugal e do programa “Garantir Cultura”.
“As Vizinhas" é um filme adaptado por Ana Brito e Cunha a partir de um conto de Teolinda Gersão (do livro Prantos, Amores e Outros Desvarios) e realizado por Sofia Teixeira Gomes. São protagonistas nomes como Natalina José, Margarida Carpinteiro ou Joana Seixas, entre outros.
No total serão 10 telefilmes realizados por mulheres, “algo inédito no audiovisual português e pretende colmatar uma assimetria no acesso das mulheres à realização no meio audiovisual, que tem vindo a ser corrigido a nível europeu”, lê-se na nota enviada à comunicação social pela autarquia ferreirense. As realizadoras destes primeiros telefilmes são Daniela Ruah, Ana Cunha, Cristina Carvalhal, Fabiana Tavares e Sofia Teixeira Gomes.

Partilhar: