
Vai ter lugar dias 20 e 21 de maio, nos concelhos de Tomar e Ferreira do Zêzere, o 2º Granfondo Médio Tejo. Trata-se de uma prova de cicloturismo que vai receber mais de mil atletas, revelou a organização no dia da apresentação do evento, a 8 de maio, em Ferreira do Zêzere.
No ano passado este concelho foi o anfitrião da prova e este ano volta a abrir as portas do concelho, juntamente com Tomar, que recebe o início e o fim da prova, para fazer crescer este tipo de atividades ligadas ao ciclismo de recreio.
Esta prova será disputada em três percursos: o MiniFondo que terá uma distância de 68km, o MedioFondo de 103.5km e o Granfondo composto por 136.9km.
João Cabreira, diretor deste Granfondo deixou claro que o que está em cima da mesa não é uma competição, mas sim uma grande manifestação de “turismo ativo” feito em bicicleta:
Uma das iniciativas paralelas que está programada para esta altura visa levar o ciclismo às escolas e assim dinamizar ainda mais este desporto. Será no dia 18 em Ferreira do Zêzere e no dia seguinte em Tomar:
Para Sandro Araújo, vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, este modelo de atividade é uma inspiração para aquilo que se quer para a modalidade do ciclismo:
A primeira vez que o Granfondo percorreu este território foi no ano passado pela mão do município de Ferreira do Zêzere. Este ano, e com o intuito de dar maior escala a esta atividade e de o tornar maior em número de participantes, associou-se ao Município de Tomar.
E foi esta união de concelhos que Bruno Gomes, presidente da câmara, destacou. No seu entender é uma forma de fazer algo em larga escala:
Bruno Gomes, que irá participar no Mediofondo, vê grandes vantagens em que este tipo de provas aconteça nestes concelhos pois virá ajudar a promover o território e a lançar outras sementes:
Filipa Fernandes, vereadora com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Tomar, destacou duas vertentes associadas a esta iniciativa, nomeadamente a de levar o ciclismo às escolas e de ter lugar uma prova para os mais novos:
A caminhada contará com aproximadamente 300 participantes e percorrerá grande parte da área histórica da cidade de Tomar, já o Pedalar por uma Causa está, nos dois dias, disponível com bicicletas estáticas.