
O Município reforçou o acesso à Rede Wi-Fi na vila, disponibilizando agora, a munícipes e visitantes, uma rede alargada de pontos de acesso à internet, privilegiando as áreas de maior afluxo de pessoas.
Deste modo, e como enumera a autarquia figueiroense em nota enviada à comunicação social, o acesso foi reforçado no Parque do Vale da Pipa (parque infantil e Bairro São João Baptista), nas zonas envolventes à câmara municipal (frente à câmara, Praça Saint Maximin, Jardim de Cima, Igreja e Ramal), na Rua Dr. Manuel Simões Barreiros (zona de acesso às lojas) e nas zonas envolventes ao Espaço Cidadão, Terminal Rodoviário e Farmácias, Biblioteca (interior e exterior), Bombeiros e Centro de Saúde, Piscina (interior e exterior), Museu e Centro de Artes, Casa da Cultura, Casulo, Tribunal e Creche, Segurança Social, Universidade Sénior e Polo de Formação, e ainda na zona central do mercado municipal.
A instalação desta rede de pontos de acesso à internet foi financiada a 100 % pela União Europeia, através da iniciativa WiFi4EU, com a atribuição de um voucher para investimento no valor de 15 mil euros, dá conta a edilidade.
De referir que o programa, denominado “Promoção da conectividade à Internet em comunidades locais: WiFi4EU” e promovido pela Agência de Execução para a Inovação e as Redes da Comissão Europeia, visa proporcionar um acesso de qualidade à internet, por cidadãos e visitantes em toda a UE, através de pontos de acesso Wi-Fi gratuitos em locais públicos, tais como parques, praças, edifícios oficiais, bibliotecas, centros de saúde, entre outros pontos de interesse público.
A câmara lembra que “Figueiró dos Vinhos foi um dos municípios portugueses com candidatura aprovada que, após um necessário processo de escolha e implementação das adequadas infraestruturas preconizadas pela Comissão Europeia, poderá, agora, oferecer a todos os cidadãos, que circulem na vila, a possibilidade de aceder, gratuitamente, à internet através de qualquer dispositivo eletrónico com Wi-Fi”.
A implementação da rede de acesso à internet - WIFI4EU veio, deste modo, fortalecer a capacidade da rede Wi-Fi instalada pelo município em finais de 2016.