
A Hoshi International está a investir, no concelho de Figueiró dos Vinhos, 12 milhões de euros na implementação de uma unidade produtiva para a extração e processamento da oleorresina da cannabis. O investimento está a surgir na zona de Almofala, freguesia de Aguda, em cerca de 50 mil metros quadrados de terrenos privados, e foi apresentado esta sexta-feira, 10 de setembro.
Há dois anos que esta empresa, com sede no Canadá, procura no nosso país um local para expandir a sua atividade e assim “atender ao mercado de cannabis medicinal em constante evolução em toda a União Europeia (UE)”, deu nota John Aird, CEO da Hoshi International. A “Hoshi escolheu Portugal porque a procura de flores de cannabis medicinal na Europa continuará a crescer de forma constante e Portugal tem potencial para servir o maior mercado médico do mundo”, explicou ainda, deixando presente que, até à data, o nosso país "é a única jurisdição na Europa que foi concebida para facilitar a produção e exportação de flor de cannabis medicinal para o resto da UE”.
“Isso, combinado com o clima superior de Portugal, a experiência agrícola e os regulamentos progressivos, tornou a escolha clara. Por isso, viajámos por todo o vosso lindo país em busca de um local adequado. Quando chegámos a Figueiró dos Vinhos fomos recebidos calorosamente pelos nossos vizinhos e pelo concelho”, pois “nunca se sabe como alguém vai reagir quando dizemos que gostaríamos de construir uma instalação de cannabis medicinal no seu terreno”, ilustrou.
As dúvidas iniciais rapidamente se desvaneceram e a empresa, que começou as obras há dois meses, espera terminá-las em inícios de abril do ano que vem. Esta é uma primeira fase do projeto que prevê empregar mais de uma centena de pessoas. António Durão, líder do projeto, explicou que o mesmo está a avançar cautelosamente, por isso “é flexível e está preparado para as exigências de um mercado que pode variar a qualquer momento”.
Esta primeira fase será direcionada à plantação e processamento, com a construção de sete naves, várias estufas e com uma área vasta para expandir, sempre a pensar no futuro. Posteriormente, poderão surgir outras vertentes como laboratórios.
No final desta apresentação, o presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Jorge Abreu, que ali marcou presença como convidado da empresa, e em entrevista à Rádio Condestável, considerou este um dos mais importantes investimentos para o seu território. Primeiro, pelos postos de trabalho que poderá vir a criar, já que “para fixar pessoas tem que haver postos de trabalho”, depois pela possibilidade de fixar pessoas e finalmente pelo desenvolvimento económico que acarreta para a região, disse, confirmando que este é “um marco importante para o concelho e para a região”.
Jorge Abreu recordou o primeiro contacto feito pela empresa e desde logo percebeu que era um bom investimento para Figueiró. Deste modo a autarquia tudo fez, “no sentido de chegar ao que hoje temos aqui” e que tem possibilidade de crescer no futuro. “Sabemos que já estão em contacto com os terrenos limítrofes, que este tipo de atividade se faz por fases e que já estão a trabalhar numa segunda fase”.
Michael Haines é o presidente da empresa canadiana e definido como “um dos empreendedores de cannabis mais talentosos do Canadá". A Hoshi International tem em vista construir em Figueiró dos Vinhos “uma das melhores instalações de produção de cannabis medicinal, não só em Portugal, mas em toda a UE”, disse ainda John Aird, CEO da empresa.