FUTEBOL/Distrito: AFCB esclarece final do campeonato distrital

A Associação de Futebol da Castelo Branco (AFCB) decidiu, em consonância com os clubes do distrito terminar o Campeonato Distrital de Futebol – Liga Leitão Beirão.

 FUTEBOL/Distrito: AFCB esclarece final do campeonato distrital

Devido à pandemia de Covid-19, o futebol e o futsal nacionais têm passado momentos difíceis, quer nos séniores, quer nos escalões de formação e todos os campeonatos distritais estão parados.
Assim, ciente das dificuldades que os clubes estão a passar, a AFCB, em conferência de imprensa, ocorrida dia 16 de abril, via online, fez um balanço das decisões que tomou. Realçando que nem sempre foram do agrado dos clubes, Manuel Candeias, presidente da associação lembrou que, após algumas reuniões, “alguns clubes apresentaram propostas mas deixaram claro que, na ausência de serem aprovadas as suas propostas, aceitariam de bom agrado que se terminasse o campeonato”.
O presidente destacou ainda que “fomos os únicos que cumprimos a lei relativamente aos testes, o que originou que surgissem mais casos que nos outros distritos e isso implicou que o nosso campeonato, apesar de ser dos mais curtos, era o que tinha mais jogos em atraso”. Assim, “era necessário jogar às quartas-feiras e aos fins-de-semana para podermos completar o campeonato”, explicou.
Nuno Alves, vogal da direção reforçou a versão de Manuel Candeias, explicando que “depois de 16 de fevereiro ficou acordado com todos os clubes que, se os treinos começassem livremente dia 5 de abril, haveria condições para continuar o distrital. Caso isso não acontecesse a competição teria que começar dia 19 de abril e não haveria condições para participar no distrital”, facto que foi “acordado por todos os 10 clubes que estiveram naquela reunião”, adiantou. Ainda assim, foi dado mais algum prazo (um mês) para os clubes perceberem que, se houvesse condições de retoma dia 5 de abril, a competição pudesse decorrer até dia 30 de junho, mas, soube-se entretanto que a retoma só poderia começar dia 19 de abril. Deste modo, houve clubes que “disseram por escrito que não competiam”, disse.
Recorde-se que foi decidida a subida do Idanhense (primeiro classificado) ao Campeonato de Portugal e do Vila Velha de Ródão e o Águias do Moradal para a Taça de Portugal, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Partilhar: