
O Governo vai investir 52,7 milhões de euros no Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR). O anúncio foi feito recentemente pelo Ministro da Administração Interna que prometeu, na mesma ocasião, mais celeridade nos pagamentos da Proteção Civil aos bombeiros.
Segundo a Lusa, José Luís Carneiro disse que “para 2023, iremos passar dos 29,7 milhões de euros para 31,7 milhões no financiamento permanente, ou seja, será um aumento de 6,7 por cento. Dizem-me, da Proteção Civil, ser o maior aumento percentual dos últimos 20 anos. E o DECIR terá o maior valor de sempre, com uma provisão orçamental de 52,7 milhões de euros”.
De acordo com informação oficial da tutela fornecida aos jornalistas, em 2022, o orçamento do DECIR foi de 32,4 milhões de euros.
José Luís Carneiro fez um historial dos investimentos feitos pela Governo neste setor desde 2015 para garantir aumento de investimentos e avançou ainda que “na provisão orçamental do DECIR para 2023 tivemos em consideração a média do exercício orçamental executado nos últimos três anos, garantindo autonomia à ANEPC para fazer os reembolsos às Associações Humanitárias de Bombeiros de modo mais célere”.
José Luís Carneiro considerou que com esta decisão, o objetivo foi “remover” um fator de desgaste na relação de confiança entre as associações humanitárias e a ANEPC no que respeita à celeridade dos pagamentos.
Foto: Arquivo RC