
O novo modelo de gestão de fogos define que a Proteção Civil vai passar a ser responsável pela limpeza dos matos à volta das aldeias e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas pela defesa das florestas.
Em entrevista à agência Lusa, o presidente da Agência Integrada de Fogos Rurais (AGIF), Tiago Oliveira, falou sobre o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), cuja proposta de lei que autoriza o Governo a estabelecer o SGIFR foi publicado na semana passada em Diário da República.
Tiago Oliveira disse que este novo modelo, construído pela AGIF e proposto ao Governo, vai substituir o atual sistema de defesa da floresta contra incêndios, de 2006, e que assenta em três pilares: prevenção, vigilância e combate.
Tiago Oliveira explicou que a Proteção Civil vai ficar responsável pela limpeza dos matos à volta das aldeias, na salvação de pessoas e bens, em caso de grandes fogos, e em "gerir um sistema integrado de ataque aos incêndios".
"Quando houver um incêndio, todas as pessoas trabalham sob a batuta da Proteção Civil porque eles é que conseguem gerir as prioridades", precisou, avançando que, do outro lado, existe "a floresta e os territórios rurais em que há equipas mais especializadas que trabalham todo o ano para fazer a prevenção e depois podem dar o apoio ao combate", como é o caso da GNR e sapadores florestais do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Questionado se vai causar uma grande alteração no sistema, nomeadamente na Proteção Civil, Tiago Oliveira respondeu que não, sendo mudanças "do ponto de vista operativo e funcional".
Tiago Oliveira enumerou também outra vantagem do novo sistema, que é "a capacidade de planear as aldeias" e dizer que "necessita de uma faixa verde", passando a ser uma responsabilidade da Proteção Civil e que "hoje em dia não era de ninguém".
"Continua a ser o município, mas vai haver alguém no Estado à escala regional, os atuais comandos distritais de operações de socorro, que se vai preocupar em garantir que aquela aldeia tem um aceiro.