INTERIOR: Conselho de Ministros aprovou nova versão do PRPI

Passa a ser coordenado pela CCDRC.

INTERIOR: Conselho de Ministros aprovou nova versão do PRPI

Foi aprovada hoje, em Conselho de Ministros, uma nova versão do Plano de Revitalização do Pinhal Interior (PRPI). Será, a partir de agora, coordenado pela Comissão de Coordenação Regional do Centro (CCDRC), com técnicos das cinco comunidades intermunicipais que abrangem este território a capacitar as autarquias e associações para que estas possam concorrer sempre que são abertos concursos de financiamento, dava conta Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, no final da reunião de Conselho de Ministros.
Esta inclusão de novas áreas e projetos representa um reforço a rondar os 200 milhões de euros e que serão concretizados através do Plano de Recuperação e Resiliência do próximo Quadro Comunitário Portugal 20/30.
Estes novos projetos estão divididos em grandes domínios temáticos sendo que o primeiro representa o “apoio à habitação, reabilitação, e ajuda à fixação de pessoas”, disse a governante, e existe também “um conjunto de medidas ligadas à dinamização da economia local e à atração de investimento para este território”.

Requalificação e construção de áreas de acolhimento empresarial, melhor conectividade digital e qualificação de pessoas são outras das vertentes a ter em conta para direcionar os referidos apoios.
Há ainda uma outra vertente, virada para o apoio ao turismo e marketing territorial com vista a criar um verdadeiro destino turístico.
Os maiores valores estão canalizados para o ambiente, floresta e agricultura e ordenamento do território, destacou Ana Abrunhosa. “Vamos trabalhar a área da agricultura e estimular novas cadeias de valor e mercados para produtos endógenos”, avançou.
Para que ninguém fique para trás e o dinheiro fique por aplicar, no terreno vai estar uma equipa para ajudar na elaboração de todas as candidaturas que forem abrindo, dedicadas a este PRPI. “Tentaremos que, sempre que possível, os avisos sejam específicos para o território e que os atores saibam que aquelas medidas são para o Pinhal Interior. Essa equipa andará no terreno a divulgar as medidas de apoio e a elaborar as candidaturas”, explicou.

Partilhar: