MAÇÂO: 25 de Abril comemorado com várias atividades

A Câmara Municipal de Mação preparou um conjunto de atividades e iniciativas em 2021, para comemorar o 25 de abril neste ano de 2021.

MAÇÂO: 25 de Abril comemorado com várias atividades

Há cerca de duas décadas que se realizam os passeios da liberdade e este ano não serão exceção mas, por causa da pandemia terão contornos diferentes, ou seja, alguns serão online, outros preparados em casa, pelos alunos e suas famílias.
Vasco Estrela, presidente da autarquia maçaense explica, em nota enviada à comunicação social, que "quando se fala tanto no sentido do que é a liberdade, e se está eventualmente a ser posta em causa, pensamos que é também importante pensar no que é a responsabilidade de a ter. A Câmara Municipal de Mação assume também esta, de não deixar esquecer este importante marco na nossa história convidando os maçaenses a abraçar as várias propostas que deixamos".
Deste modo, e de acordo com o programa, os passeios da liberdade serão feitos de forma individual. Os participantes no passeio de cicloturismo, pedestre ou infantil, deverão enviar uma fotografia da atividade para cik@cm-macao.pt (até 9 MB) ou através de MP para FB do Município.
Dia 25 de abril fica patente ao público, na Galeria do Centro Cultural Elvino Pereira, a exposição “A responsabilidade da liberdade”, organizada pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Mação. a partir do 4º ano, os alunos foram desafiados a preparar um trabalho sobre a data, na ótica do que é a responsabilidade de ter liberdade. O convite seguiu para que preparem os seus trabalhos em casa, com as famílias, para que este tema seja, também, debatido em casa.
A mostra será simbolicamente inaugurada no dia 25, marcando igualmente a rabertura deste espaço e pode ser visitada a partir de 26 de abril, com as regras de distanciamento e segurança determinadas, entre as 09:00 e as 17:30.
Outra atividade prevista é “uma selfie no 25 de abril”. Esta deverá ser tirada junto à chaimete “Palavril” e que é um dos marcos da liberdade em Mação. A transformação da máquina, recorde-se, é da autoria do artista António Colaço. As selfies devem ser enviadas para cik@cm-macao.pt (até 9 MB) ou através de MP para FB do Município.
Nas redes sociais do Município será disponibilizado um vídeo sobre a efeméride e nesse dia, o Grupo Coral da Sociedade Filarmónica União Maçaense disponibilizará, igualmente nas redes sociais do Município, várias canções alusivas à data.

Partilhar: