MAÇÃO: Bandeiras hasteadas nas praias do concelho

Carvoeiro e Cardigos ostentam ouro da Quercus.

MAÇÃO: Bandeiras hasteadas nas praias do concelho

A Câmara Municipal de Mação e as juntas de freguesia de Carvoeiro e de Cardigos hastearam no passado sábado, 19 de junho, diversas bandeiras que atestam a qualidade daqueles espaços balneares e nos quais a autarquia de Mação tem investido alguns recursos. Um investimento que agora é reconhecido, no Carvoeiro há 14 anos consecutivos, “uma situação ímpar no país”, reconheceu, em declarações à Rádio Condestável, o presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela. Esta praia ostenta agora as bandeiras Azul da Europa, Qualidade de Ouro e Praia Acessível, Praia para Todos. Em Cardigos foi hasteada a bandeira Qualidade de Ouro pela primeira vez. Há agora que trabalhar para manter, no caso de Cardigos, “a qualidade e a segurança dos serviços que aqui são prestados”, naquilo que “já é um ícone da região”, disse ainda o presidente.
O concelho de Mação tem, além destas duas praias fluviais, também a de Ortiga. Cada uma com características específicas e com “públicos-alvo distintos, o que permite alguma diversidade. É uma mais-valia que o nosso concelho tem e um fator de atratividade” que é um chamariz para o cada vez maior número de turistas, funcionando como um “motor de desenvolvimento para o concelho”, reforçou o autarca.

Sendo um dos objetivos ajudar a desenvolver o concelho e, neste caso, as freguesias onde estão implementadas, falta, em Cardigos, encontrar a chave para que a freguesia obtenha mais proveitos com este turismo sazonal. Vasco Estrela concorda que “quem visita estes locais tem que ter um sítio para dormir”, mas “tem que haver um acompanhamento do setor empresarial para podermos ter a qualidade e prestar os serviços que aqueles que nos procuram, pretendam”, vincou.
Carlos Leitão, presidente da Junta de Freguesia de Cardigos aponta algumas intervenções que considera estarem em falta naquele espaço balnear como por exemplo, “ter condições para campismo e para as autocaravanas”, bem como a “colocação de bungalows para as pessoas terem onde ficar”, apontou, ciente de que “estas obras têm que se ir fazendo aos poucos”. A construção de um parque de campismo e de autocaravanas é um dos projetos que está a ser pensado por parte da câmara de Mação, descansou Vasco Estrela, aproveitando a ocasião para deixar um apelo à população do concelho, para que usufrua destes espaços que, particularmente no caso de Cardigos, é frequentado quase exclusivamente por pessoas de fora do concelho. “Temos gosto que as pessoas venham ao nosso concelho mas também era bom que os nossos também viessem”, desafiou, salientando que “tudo isto é nosso, foi feito com o erário público, com o dinheiro da câmara e ele é de todos nós, principalmente dos nossos munícipes”.

Partilhar: