MAÇÃO: Concelho assinala Dia Europeu da Arte Rupestre

Este dia 9 de outubro.

MAÇÃO: Concelho assinala Dia Europeu da Arte Rupestre

Assinala-se hoje, dia 9 de outubro, o Dia Europeu da Arte Rupestre e o Museu de Arte Pré-histórica vai realizar, a partir das 14:30, um debate denominado “A arte rupestre na Bacia do Tejo: 50 anos depois da descoberta – ciência e património”.
Este debate, em que intervirão os colegas convidados (em regime de conversa livre, sem preparação de comunicações), será aberto a assistência, decorrendo no Auditório Elvino Pereira, e será gravado, com o intuito de ser disponibilizado online, explica a câmara de Mação.
Refira-se que o Conselho da Europa declarou o dia 9 de outubro como sendo o Dia Europeu da Arte Rupestre. O Museu de Arte Pré-Histórica de Mação, em colaboração com o Instituto de Arqueologia e Paleociências da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Politécnico de Tomar, o Centro de Geociências da Universidade de Coimbra e o Instituto Terra e Memória, consideram que a comemoração desse dia em Portugal, este ano, não pode deixar de assinalar o meio século de estudos de arte rupestre do Tejo. Em 2021, também se assinalam 21 anos sobre a descoberta de uma gravura de equídeo paleolítico no rio Ocreza, onde, recentemente, foram descobertas novas gravuras em contexto de sondagens arqueológicas.

Partilhar: