MAÇÃO: Concelho assinala Dia Mundial da Saúde

Três atividades marcam efeméride.

 MAÇÃO: Concelho assinala Dia Mundial da Saúde

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Saúde e, sendo este dia uma oportunidade especial para alertar a sociedade para temas-chave na área da saúde a Câmara Municipal de Mação preparou três atividades.
Uma das atividades é uma Campanha Antitabagismo que tem como mote, “para celebrar o dia da saúde todos os dias, não fume”. A perspetiva da autarquia é “muito preventiva” e visa relembrar quem fuma sobre os malefícios do tabaco, explica a câmara em nota enviada à comunicação social.
Como tal foi preparado um vídeo que tem uma introdução feita pelo presidente da câmara, Vasco Estrela, seguindo-se a intervenção de dois enfermeiros do Centro de Saúde de Mação, um sobre a ação do fumo no corpo e outro sobre a possibilidade de quem quiser deixar de fumar poder contar com o centro de saúde. Seguem-se três testemunhos reais, de gente de Mação que, por motivos diferentes, deixou de fumar e conta o seu processo e experiência neste vídeo. A concluir, o capitão da equipa sénior da Associação Desportiva de Mação deixa uma mensagem mais dirigida aos mais novos.
Todas as quartas-feiras são deixadas, no facebook do município maçaense “dicas da nutricionista”, sendo que as dicas desta quarta, Dia Mundial da Saúde, são para quem não resiste a doces, com uma receita de bolachas de aveia com compota de morango.
Outra das atividades aconselhadas pela autarquia é a prática regular de atividade física. A câmara relembra que “ é recomendado fazer 30 minutos de exercício físico por dia. A prática regular de atividade física é de extrema importância para a saúde. Entre outras vantagens, evita o excesso de peso e a obesidade; previne o aparecimento de doenças: reduz a tensão arterial e contribui para o bem estar físico e psicológico”. A equipa do Ginásio/Piscinas Cobertas de Mação preparou um vídeo com duas atividades, duas sequências de exercícios para praticar em casa. Em ambos os exercícios um dos elementos mostra que, mesmo com mais dificuldades ou mobilidade mais reduzida, é possível e aconselhável praticar alguma atividade física.

Partilhar: