MAÇÃO: Município realizou simulacro de incêndio

No passado dia 20 de março, na aldeia de Chão de Lopes

MAÇÃO: Município realizou simulacro de incêndio

A aldeia de Chão de Lopes, no concelho de Mação recebeu, no passado dia 20 de março, um exercício de procedimentos em caso de incêndio florestal e proteção da aldeia, particularmente dos seus habitantes, refere a Câmara Municipal de Mação em nota enviada à comunicação social.
A ação começou com o “alerta de incêndio, de seguida o oficial de segurança nomeado na aldeia tocou o sino, e depois deu a volta às casas alertando para a situação e a informar a população para se deslocar ao local definido como abrigo”, a antiga escola, pode ler-se na mesma nota. Posteriormente realizou-se a contagem do número de habitantes no abrigo coletivo e a comparação em relação ao número de habitantes da aldeia. O corte das estradas foi feito pela GNR e a evacuação de pessoas com pouca mobilidade ou acamados foi feita pelos Bombeiros Voluntários e GNR, descreve o município.
De referir que a população aderiu a este exercício, nomeadamente alguns habitantes mais idosos que participaram nos exercícios e foram evacuados das suas casas pelos bombeiros.
Estiveram no local a Proteção Civil de Mação, com o MacFire e os meios de combate, a equipa de autoproteção da aldeia, bem como o Comando sub-regional do Médio Tejo da Proteção Civil, os Bombeiros Voluntários e GNR de Mação, o presidente da junta de Amêndoa e o presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal de Mação.
No final do exercício o presidente do município, Vasco Estrela, reuniu com a população na antiga escola e “agradeceu a sua participação, que mostrou a sua preocupação e vontade de perceber os procedimentos em caso de incêndio sendo que, em Mação, os incêndios têm destruído património natural mas, felizmente, não vidas humanas, que é o que mais se quer. Sublinhou ainda, o facto de esperar que este exercício tenha sido feito, com sucesso, mas que não seja necessário aplicá-lo à realidade”, lê-se na mesma nota.
Também o Comandante Sub-Regional Médio Tejo, David Lobato referiu que o sucesso do simulacro se deveu essencialmente à enorme adesão da população, a quem agradeceu.
Recorde-se que a seleção das aldeias onde ocorre a realização deste exercício, o são exatamente, por serem aldeias verdes, com maior risco de incêndio, explica a autarquia.
O próximo exercício terá lugar dentro de uma semana, no dia 27 de março, na aldeia do Pereiro - Mação.
Esta ação encontra-se integrada nas atividades do "Mês de Março, Mês da Proteção Civil" e do programa "Aldeia Segura, Pessoas Seguras".

Partilhar: