MAÇÃO: Relatório de gestão autárquica aprovado

Relatório marca e encerra os quatro anos consecutivos “mais atribulados do concelho” – autarquia.

MAÇÃO: Relatório de gestão autárquica aprovado

Foi aprovado no início desta semana, em reunião de câmara, o Relatório de Gestão da Câmara Municipal de Mação, relativo ao ano de 2020. Em nota enviada à comunicação social, o executivo refere que “a gestão camarária foi amplamente positiva, tendo em conta aquilo que foi a atividade da autarquia e a consequente concretização da maioria dos objetivos definidos”.
É referido no documento que “a exemplo do sucedido em todas as autarquias locais, todos considerarão a exigência do ano transato, fruto da pandemia que nos assolou e assola”, contudo o “balanço é positivo, uma vez que, no essencial, fizemos aquilo a que nos tínhamos proposto, nas diversas áreas de intervenção prioritárias que definimos”.
De realçar, ainda, como é referido, “que qualquer avaliação factual deste mandato concluirá que governámos nos quatro anos consecutivos mais atribulados do nosso concelho”. 
Assim, e de forma resumida, os objetivos traçados ao nível da inovação e ação social foram cumpridos e como consta da lista da autarquia, foi possível, entre outras ações, concluir o Centro de Atividades Ocupacionais/Lar Residencial, implementar a oficina social e o Espaço M, bem como apoiar, projetos de inovação social, Instituições Particulares de Solidariedade Social e famílias.
Na educação e na cultura, a autarquia iniciou a atividade do Núcleo Museológico de Ortiga, as obras de reabilitação do Cineteatro, disponibilizou gratuitamente as refeições escolares aos alunos do 2º, 3º Ciclos, Secundário e Ensino Profissional. A câmara integrou várias candidaturas de programação cultural que foram aprovadas para concretização ainda em 2021 e 2022. De realçar ainda as obras de requalificação levadas a cabo na Escola Básica e Jardim de Infância de Cardigos. Destaque, também, e fruto da pandemia, para a necessidade de a câmara apoiar a comunidade escolar com equipamentos informáticos e de acesso à internet para os alunos, de acordo com a respetiva avaliação do agrupamento de escolas, para que estes pudessem ter acesso às aulas online.
Ao nível do empreendedorismo, o objetivo autárquico foi ser “proactivo no acompanhamento dos empresários, através dos apoios que diretamente fomos concedendo e da disponibilização de apoio para a concretização de candidaturas aos diversos sistemas de incentivo. O ano de 2020 fica também assinalado pela formalização de investimentos de elevados montantes que, pensamos nós, vão contribuir de forma muito significativa para o desenvolvimento do concelho”. 
Para além destes projetos na produção e transformação de cannabis, outros se iniciaram e concretizaram. Entretanto a autarquia “aprovou os valores pelos quais pretende adquirir os terrenos necessários à Zona Industrial das Lamas, processo que no decurso deste ano ficará concluído”, lê-se na nota autárquica.
Na floresta e sistema agroflorestal, “foram elaborados os processos administrativos para a concretização das medidas preconizadas para fazer face aos incêndios de 2017 e 2019”. Está em elaboração o Plano de Transformação da Paisagem para os concelhos da área a que correspondia o Pinhal Interior Sul e a edilidade está a acompanhar o processo das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP).
Sobre outras áreas, destaque para a construção das Rotas das Pesqueiras/Passadiços em Ortiga e reabilitação das Piscinas Municipais Descobertas. Finalmente a edilidade reforça o papel que teve nos apoios à pandemia em que “despendeu direta e indiretamente em apoios relacionados com a pandemia, no valor de 442.315,07€”, relembra.

Partilhar: