OLEIROS: AIGP de Caniçal está aprovada

Situa-se na Freguesia de Oleiros-Amieira.

OLEIROS: AIGP de Caniçal está aprovada

A AIGP de Caniçal será a primeira a implementar no concelho de Oleiros, neste caso na freguesia de Oleiros-Amieira e envolve uma área de 2131.32 ha.
Situa-se a sudeste da freguesia, fazendo fronteira com o concelho de Proença-a-Nova. Tem como limites a Serra do Caniçal e a Serra das Mougueiras e é serpenteada pelas emblemáticas Ribeira da Roda e Ribeira do Caniçal. “Esta rede hidrográfica poderá constituir um elemento de compartimentação do espaço e servir de assento a áreas de valorização ambiental com objetivos de proteção e conservação”, lê-se numa nota enviada à comunicação social pela referida freguesia.
A AIGP tem como principais objetivos a promoção do investimento, aumento da produtividade agroflorestal do seu território e da rendibilidade dos seus proprietários; transformação da paisagem atualmente existente, promovendo a sua diversificação; aumento da sua resiliência contra incêndios, sustentabilidade e coesão territorial. O investimento inicial previsto ascende a cerca de seis milhões de euros de comparticipação do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).
Os contratos-programa foram assinados entre a Direção-Geral do Território, o Fundo Ambiental, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e os Município e Entidades Envolvidas.
Recorde-se que no passado dia 19 de julho de 2021, realizou-se a cerimónia de apresentação da componente Florestas do Plano de Recuperação e Resiliência e de assinatura dos 47 contratos-programa das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), no Centro de Meios Aéreos da Pampilhosa da Serra. O protocolo da AIGP do Caniçal (Oleiros) foi assinado pelo presidente da Junta de Freguesia de Oleiros-Amieira, António Antunes.

Partilhar: