OLEIROS: Álvaro é “Destino Turístico Starlight”

No âmbito do projeto Dark Sky Aldeias do Xisto.

OLEIROS: Álvaro é “Destino Turístico Starlight”

A aldeia de Álvaro, no concelho de Oleiros, já tem o certificado internacional de “Destino Turístico Starlight” no âmbito do projeto Dark Sky Aldeias do Xisto. Na base, recorda a autarquia oleirense em nota enviada à comunicação social, estão as “excelentes condições de visibilidade, transparência e escuridão do céu, e ainda a prontidão e a qualidade dos serviços turísticos”.
Assim, no sentido de melhor explorar este potencial, o município integra as ações de formação Dark Sky Aldeias do Xisto que decorrem até finais de junho. As mesmas visam preparar o território e os seus agentes para a afirmação de um destino de astroturismo e a construção de produtos turísticos. As temáticas abordadas passam pelo astroturismo, astronomia e poluição luminosa, dá conta a autarquia.
Prevê-se assim “um novo caminho para a relação deste território com o céu, que extravasa a mera observação para se assumir como uma aposta estratégica que concilia o desenvolvimento turístico, a integração com o Sistema Científico e Tecnológico, a sustentabilidade social e ambiental, a capacitação das pessoas e o estímulo à economia”, refere a câmara de Oleiros.

Foto: Miguel Claro/CMOleiros

Partilhar: