OLEIROS: Candidatura envolvendo Ribeira de Oleiros foi aprovada

'Valorização do Património Natural da Ribeira de Oleiros'.

OLEIROS: Candidatura envolvendo Ribeira de Oleiros foi aprovada

A candidatura municipal “Valorização do Património Natural da Ribeira de Oleiros”, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro – CENTRO 2020, foi aprovada. O projeto contempla um investimento de cerca de 345 mil euros, comparticipado em 230 mil euros.
Como descreve a autarquia, “numa primeira fase, prevê-se a beneficiação das condições de acessibilidade e segurança do percurso temático (pedonal) “À Descoberta da Ribeira”, através da instalação de passadiços. Desta forma permite-se que quem tenha mobilidade reduzida possa percorrer aquele corredor verde entre a Ponte Grande da Torna e a Praia Fluvial de Açude Pinto”.
Por outro lado, serão criadas condições que potenciam a sua utilização durante o ano inteiro atraindo um maior número de visitantes; bem como a dinamização e sensibilização para a conservação e valorização do património, como é o caso da criação de plataformas para pesca desportiva, ou para a observação e contemplação da fauna e flora. A instalação de papeleiras e bancos em locais estratégicos ou a colocação de QR Code nos painéis interpretativos existentes, são outros dos elementos da candidatura, acrescenta a câmara.
A operação - que tem como finalidade promover a conservação e valorização do património cultural e natural, enquanto instrumentos para a sustentabilidade - deverá arrancar no final do 3.º trimestre de 2021. Na segunda fase do projeto vai ser desenvolvido um programa de dinamização e sensibilização para a conservação e valorização do património. Recorde-se que esta valorização é cofinanciada pela União Europeia, através dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento e pelo Estado Português, no âmbito do Portugal 2020 – CENTRO 2020.

Partilhar: