OLEIROS: Concelho tem Centro de Serviços na área da Proteção de Dados

Foi inaugurado ontem, 10 de setembro.

OLEIROS: Concelho tem Centro de Serviços na área da Proteção de Dados

Com a implantação do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados foi criada a figura do encarregado de proteção de dados e segurança de informação em algumas instituições, sejam municípios ou juntas com mais de 750 eleitores.
Oleiros inaugurou ontem, 10 de setembro, o novo Centro de Serviços Partilhados de Proteção de Dados Municipal. Manuel Melo, responsável por este centro, explicou as funcionalidades desta empresa que, neste momento já criou três postos de trabalho altamente especializados e criará seis até ao próximo ano, num investimento que para já rondou os 300 mil euros.
O novo Centro de Serviços Partilhados de Proteção de Dados Municipal tem ao todo 20 funcionários em todo o país. Manuel Melo, responsável pela empresa, explicou à Rádio Condestável que a mesma fica instalada em Oleiros, porque “começámos a prestar os serviços de encarregado da proteção de dados de Oleiros e ficámos admirados com a pujança da região e decidimos num desafio profissional deslocalizar os serviços da cidade de Lisboa para uma região que nos vai permitir prestar os mesmos serviços”, explicou.

Este centro presta serviços de proteção de dados e de segurança da informação às autarquias locais em todo o território nacional, sendo o primeiro “em regime partilhado”, adiantou, confirmando que já têm 20 autarquias a quem vão prestar serviços aguardando adesão de mais.
Desde que os serviços sejam para trazer pessoas e criar postos de trabalho, são todos bem-vindos, referiu à Condestável, Fernando Jorge, presidente da Câmara de Oleiros. “Esta é mais uma empresa na área das novas tecnologias e acredito que, atendendo aos seus objetivos, possa vir a criar muitos e bons postos de trabalho e bem remunerados, aqui no concelho”, confessou.
Este centro presta já serviços de proteção de dados a 20 municípios e também ao Ministério da Educação e está em vistas de poder alargar o seu leque de clientes.
Recorde-se que já possui vários serviços e valências na área da proteção de dados nomeadamente: serviços de suporte técnico especializado, de tutoria e de mentoria profissional no âmbito da conformidade regulatória; exercício das funções de encarregado da proteção de dados; serviços gerais e plataformas de apoio à atividade profissional dos encarregados da proteção de dados.

Partilhar: