OLEIROS: João Lima é o novo médico do centro de saúde

Começa a dar consulta dia 8 de novembro.

OLEIROS: João Lima é o novo médico do centro de saúde

Chama-se João Lima, tem 61 anos e é o novo médico do Centro de Saúde de Oleiros (CSO). É natural do Orvalho, no mesmo concelho, e vai começar a dar consultas de medicina familiar dia 8 de novembro no CSO. Chegou aqui devido aos conhecimentos próximos que tem com o presidente da câmara, Fernando Jorge. Ambos trabalharam juntos, há 20 anos, no Hospital de Castelo Branco mas o médico João Lima emigrou para França onde esteve até há pouco tempo. Quando o presidente da câmara soube que o referido médico estava com vontade de regressar a Portugal para, por convite, ir trabalhar para Albufeira – Algarve, depressa o convenceu a vir para a sua terra natal, onde “tem bons amigos e raízes familiares” e onde era preciso, recordou o autarca, esta manhã, em declarações à Rádio Condestável. O convite surtiu efeito e o processo junto da Ordem dos Médicos e da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) está formalizado. João Lima “passa a fazer parte dos quadros da ULSCB e passa a ser um médico do Centro de Saúde de Oleiros”, confirmou Fernando Jorge, avançando ainda que “vem residir para Oleiros”.
A vinda deste médico vem suprir uma lacuna existente neste concelho onde, à semelhança de tantos outros no país, há falta de médicos de família. Em Oleiros só a Dra. Cláudia (que está atualmente doente) é efetiva no centro de saúde mas existem outros médicos a prestar serviços no concelho, nomeadamente o Dr. Romano no Orvalho e o Dr. Brandão (oriundo da Sertã), bem como outros colegas vindos de outros pontos do país, nomeadamente de Coimbra e da região sul de Castelo Branco, deu ainda conta o presidente da câmara.
Além destes profissionais de saúde, também os médicos Hélder Pacheco e Isabel Antunes têm estado a dar apoio ao CSO em dois dias por semana “para descongestionar e até que a Dra. Cláudia regresse em pleno ao serviço”, disse o presidente da câmara que espera que, até ao final deste mandato, todas as pessoas de Oleiros tenham médico de família.
Até lá haverá outros médicos, nomeadamente a Dra. Isabel Jorge que, segundo o autarca “se comprometeu a dar apoio, até que a Dra. Cláudia regresse, e começa segunda-feira a dar consultas, gratuitamente", na Extensão de Saúde do Estreito.
Quanto ao novo médico, já disse que veio para ficar e que perspetiva continuar a sua carreira por largos anos. É formado em Medicina Interna e Medicina Familiar e foi durante alguns anos Chefe de Urgências no Hospital de Castelo Branco, no serviço de Medicina Interna, “é uma pessoa muito experiente e uma pessoa excecional. A população vai ter oportunidade de comprovar isso mesmo e é uma excelente mais-valia para o concelho”, elogiou Fernando Jorge.

Partilhar: