OLEIROS: Mauro Silva e Manuel Ramos venceram convívio de pesca embarcada ao achigã

Prova deste fim-de-semana contou com a participação de 62 duplas.

OLEIROS: Mauro Silva e Manuel Ramos venceram convívio de pesca embarcada ao achigã

As águas da Barragem do Cabril, em Álvaro, concelho de Oleiros voltaram a receber mais um convívio de pesca embarcada ao achigã. Aconteceu no passado sábado, dia 15 de maio, numa organização da Associação Cultural e Recreativa de Oleiros (ARCO), através da sua secção de pesca.
Depois de um ano de interregno devido à pandemia da Covid-19, este convívio voltou a somar mais um êxito nesta modalidade.
Esta prova contou com a presença de 62 duplas, tendo levado a melhor Mauro Silva/Manuel Ramos ao conquistarem o primeiro lugar, com um total de 5.333 kg de peixe pescado. Além do feito, ainda conseguiram apresentar o achigã mais pesado, com 2,226Kg.
Para Mauro Silva a prova foi fácil já que “encontrámos os peixes logo na primeira meia hora de prova e fomos melhorando o lote ao longo do dia”, explicou à Rádio Condestável (RC), garantindo que a barragem “está espetacular e tem muito achigã”. 
O pódio ficou completo com a dupla Fábio Miguel Luís/Jorge Rodrigues, que ocupou a segunda posição e Jorge Saúde/Paulo Lima o terceiro lugar.
A dupla Miguel Garrido/Miguel Angel veio de Málaga, Espanha, com a expectativa de encontrar “peixes grandes” mas tal não aconteceu. Culparam o vento pelo sucedido mas saíram de Álvaro satisfeitos com a organização e com o ambiente vivido em redor da prova.
A organização foi da ARCO. Rodrigo Facucho da comissão administrativa e que está nesta altura a gerir o clube, igualmente em declarações à RC, destacou a grande participação neste convívio que, só não foi maior por causa da situação de pandemia que obrigou a limitar o número de participações. Esta 10ª edição ficou assim coroada de “sucesso”, disse, ciente de que “todos os participantes saem daqui com um sorriso e é isso que valoriza e incentiva para continuar esta prova”.
O dinamismo e a capacidade de colocar de pé uma organização destas foram dois aspetos salientados por António Mendes, em representação do Município de Oleiros. “Esta prova é uma excelente montra do concelho de Oleiros e queremos continuar a trazer estas pessoas e Álvaro é uma excelente montra do que é o aproveitamento do Rio Zêzere”, confirmou, garantindo que o município oleirense "vai continuar a desenvolver o que há em Álvaro”.
As três duplas que subiram ao pódio pescaram, no total, 15 quilos de achigã.
De referir que, como mandam as regras, o peixe é mantido vivo e após a pesagem é devolvido ao seu habitat natural.

Partilhar: