OLEIROS: Município apresentou Orçamento Participativo

População vai poder apresentar projetos para realizar no seu concelho. Verba disponível é de 50 mil euros.

OLEIROS: Município apresentou Orçamento Participativo

O concelho de Oleiros tem a partir deste ano um orçamento participativo. Um instrumento que, como dizia Fernando Jorge, presidente da autarquia oleirense, no decorrer da sua apresentação, vai permitir ao cidadão definir o destino de um orçamento público, e “foi uma promessa que fizemos para este mandato”, explicou. “Desta forma há uma maior ligação entre eleitos e eleitores e permite uma maior colaboração entre todos”, reforçou, desejando sucesso neste processo, para que outros se sigam.
Este é igualmente “um mecanismo de promoção da cidadania ativa e da democracia participativa e voluntária que assenta na consulta direta aos cidadãos", complementou o vereador Paulo Urbano. A este orçamento vai estar alocada uma verba de 50 mil euros, sendo dividida ao meio, igualitariamente para o orçamento jovem (dos 16 aos 24 anos) e normal (maiores de 24 anos). A proposta pode ser apresentada por qualquer cidadão ou conjunto de cidadãos, explicou Luís Mendes, do Gabinete de Apoio ao Presidente.
As propostas têm de ser colocadas no site criado para esse efeito e onde irão decorrer também as votações. A receção das propostas realiza-se entre os dias 1 de abril e o dia 31 de maio, a divulgação dos projetos terá lugar nos primeiros dias de agosto, e o projeto vencedor será apresentado durante o próximo mês de novembro.

Partilhar: