OLEIROS: Município assinalou efemérides com palestras online

Iniciativa abordou a importância da atividade física nas crianças e nos idosos.

OLEIROS: Município assinalou efemérides com palestras online

Como forma de assinalar o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz, o Município de Oleiros realizou, online, duas palestras sobre as temáticas “Libertem as Crianças” com o professor Carlos Neto e “Envelhecimento Ativo” com o professor Jorge Santos. Aconteceu no passado dia 6 de abril.
O vereador Paulo Urbano com o pelouro da juventude e desporto na autarquia oleirense, igualmente interveniente nesta iniciativa começou por fazer uma comparação entre os tempos atuais e os de antigamente para constatar que hoje as crianças não brincam e interagem umas com as outras como no seu tempo. “Havia um tipo de brincadeira de mais interação entre crianças e jovens. Havia uma cumplicidade entre as crianças que hoje não se vê”, avaliou. As novas tecnologias substituíram o contacto físico e, se por um lado vieram trazer muitas vantagens, no caso das brincadeiras “a mudança não foi para melhor”, disse. Este facto, constatou, assume uma maior relevância em tempos de pandemia pois as “crianças estão fechadas dentro delas próprias e não conseguem criar laços de amizade”, disse, esperando que as coisas mudem rapidamente.
Assim, a atividade de brincar não deve ser colocada em segundo plano referiu Carlos Neto. “O brincar não é um comportamento secundário” e “é um comportamento essencial no desenvolvimento humano e principalmente nas primeiras idades”, referiu.
Ainda durante a manhã realizou-se a palestra sobre “Envelhecimento Ativo”. Neste ponto o vereador Paulo Urbano falou da importância de manter os idosos em movimento, muito pela parte cognitiva dos mesmos.
Os idosos em Oleiros têm várias opções para se manterem ativos, como sendo a educação física como disciplina da Universidade Sénior ou a ginástica sénior em todas as freguesias.
Como referia o professor Jorge Santos o concelho de Oleiros, a par do concelho de Vila Velha de Ródão, são os concelhos onde há o maior número de idosos a nível da Europa.
A importância de proporcionar um envelhecimento com maior qualidade de vida é importante principalmente nestes novos tempos de confinamento onde os principais afetados foram os mais velhos.
De referir que o município de Oleiros recebeu o ano passado o selo de comunidade pró envelhecimento.
Na parte da tarde os técnicos de desporto do Município deram aulas de Ginástica Sénior, Dance Kids, Cross Training e Localizada. Ao todo o acontecimento contou com 248 participantes que assistiram em direto às atividades agendadas e teve o alcance de 14.371 pessoas.

Partilhar: