OLEIROS: Município lança primeiro orçamento participativo

Inscrições podem ser feitas de de abril a 31 de maio.

OLEIROS: Município lança primeiro orçamento participativo

O Município de Oleiros lançou hoje o seu primeiro Orçamento Participativo. Este destina-se, não só à população em geral (25 ou mais anos), mas também aos jovens (dos 16 aos 24 anos).
Com uma verba global de 50 mil euros, as propostas poderão ser submetidas entre os dias 1 de abril e 31 de maio, numa plataforma digital própria ou nas Assembleias Participativas.
Esta iniciativa visa, como recorda a autarquia oleirense “promover novas formas de participação dos cidadãos na definição das políticas públicas, contribuindo para o fortalecimento da confiança entre eleitores e eleitos” e sensibilizar a “comunidade para as atribuições e competências do município e para o envolvimento dos munícipes na gestão autárquica”, conforme se pode ler no Regulamento, disponível na página da internet do município.
Após a fase de apresentação de propostas é feita uma análise técnica de cada uma e as que forem aceites são divulgadas de 12 de julho a 23 de julho. A votação decorre de 9 a 31 de outubro. Os projetos vencedores são apresentados publicamente em novembro.
De acordo com a câmara, “as propostas apresentadas podem incluir investimentos, manutenções, programas, atividades ou eventos”. Há ainda áreas temáticas em que se podem enquadrar as propostas, nomeadamente Democracia e Cidadania; Solidariedade e coesão social; Ecologia, ambiente e energia; Cultura e arte urbana; Educação e Juventude; Património material e imaterial; Desporto, saúde e bem-estar; Mobilidade; Qualidade de vida; Inovação e Empreendedorismo

Partilhar: