OLEIROS: Município reforça combate à vespa velutina

Apicultores recebem armadilhas.

OLEIROS: Município reforça combate à vespa velutina

O Município de Oleiros está a reforçar o combate à vespa velutina oferecendo armadilhas de captura aos apicultores concelhios.
Deste modo, e como explica a autarquia em nota enviada à comunicação social, os apicultores interessados devem dirigir-se às juntas de freguesia para se informarem sobre a distribuição de armadilhas na sua localidade. Estas armadilhas contêm uma solução atrativa para esta espécie em particular.
Como esclarece a edilidade, “este reforço surge da necessidade de dar resposta à presença crescente da vespa velutina – vulgarmente designada de vespa asiática – no concelho, assim como da dificuldade transmitida pelos apicultores concelhios ao município através das juntas de freguesia".
Adicionalmente, a Proteção Civil Municipal acorre a todos os avistamentos de ninhos desta espécie, avaliando e eliminando os mesmos, garante a câmara. O município fortalece assim a resposta a esta ameaça, começando pelos principais lesados, ou seja, os apicultores.
Recorde-se que além de prejudicarem a produção de mel, as vespas asiáticas são predadoras das abelhas, tão importantes para a manutenção da biodiversidade e da polinização.

Partilhar: